TEDx Torres Vedras abordou este ano o tema “Horizontes”
12.05.2025

“Horizontes” foi o tema da segunda edição do TEDx Torres Vedras, a qual se realizou na tarde do passado dia 6 de maio, no Teatro-Cine.
Na ocasião, por meio da partilha de ideias e experiências, e estimulando-se o pensamento crítico, os presentes foram convidados a fazer um exercício de perspetiva, explorando o horizonte como um universo de possibilidades ilimitadas e partindo-se do pressuposto que o futuro tanto é próximo e atingível como também é feito de incertezas, desafios e oportunidades.
Na segunda edição do TEDx Torres Vedras a primeira palestra foi levada a cabo por David Erlich (professor e especialista em Filosofia e Educação, que falou sobre “Pequenas revoluções para uma grande Escola”), a que se seguiram palestras a cargo de André Baptista (hacker ético e especialista em segurança informática, que apresentou “Hacking Ético: Reflexões sobre a realidade atual e desafios futuros”), Carmen Fonseca (engenheira aeroespacial torriense, que discorreu sobre “Sonhar com o Espaço de Pés Assentes na Terra”) e Raimundo Cosme (ator, dramaturgo e codiretor artístico torriense, que levou a “Questionar hoje alguns dos desafios para as artes”).
Após um intervalo foi a vez de usar da palavra Francisco Miranda Rodrigues (torriense especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações, que foi até há pouco tempo bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que apresentou a palestra “Liderar para além do horizonte: como construir futuros possíveis”), tendo as alocuções seguintes pertencido a Rui Ferreira (sacerdote missionário que viveu em Torres Vedras e que levou a olhar para “Horizontes além do horizonte”), Marta Coimbra Marques (investigadora assistente no Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular, natural de Torres Vedras, que comunicou sobre “O Futuro das Mulheres na Ciência e Tecnologia: Derrubar barreiras e preencher lacunas”) e Inês Relvas (chief revenue officer numa empresa de serviços financeiros e feminista, que abordou “Novos Horizontes para a Diversidade, Equidade e Inclusão: Lições e Desafios no Contexto Atual”).
A par das palestras, o 2.º TEDx Torres Vedras contou ainda com momentos culturais, que estiveram a cargo dos Ó.DIACHO!, de Leonor Madeira e de Emanuel Soares.
Recorde-se que o TEDx constitui-se, atualmente, como um programa de eventos auto-organizados ao nível local, que reúnem pessoas para a partilha de ideias, experiências, conceitos, seguindo o tema “Ideas Worth Spreading” (ideias que valem a pena partilhar). O TEDx deriva do TED, uma iniciativa que começou em 1984, como uma conferência onde a Tecnologia, o Entretenimento e o Design convergiram, e que hoje abrange uma multiplicidade de comunidades e atividades a nível mundial que exploram um vasto leque de temáticas, que vão desde ciência a negócios, à educação, às artes ou às questões globais. Nos eventos TEDx as palestras e apresentações ao vivo são semelhantes às dos eventos TED, mas compartilhadas em proximidade à comunidade do território onde se realizam. São ações planeadas e coordenadas de forma independente. O conteúdo e o design de cada evento TEDx são únicos e desenvolvidos por cada equipa organizadora, mas compartilhando sempre as características e regras TED.