Smart Farm Colab lidera consórcio para criar polo de inovação digital

17.02.2021

Logotipo em que se lê

Smart Farm Colab lidera um consórcio de 16 entidades que tem como objetivo a implementação do SFDIH - Smart Farm Digital Innovation Hub, um polo de inovação digital para o setor agroalimentar. O objetivo passa por incentivar a transformação digital para uma agricultura e produção de alimentos mais sustentáveis e eficientes.

O consórcio, que apresentou uma candidatura à Rede de Polos de Inovação Digital, conta com universidades, laboratórios de Estado, entidades de inovação e desenvolvimento tecnológico, centros nacionais de competências e clusters de competitividade que pretendem intervir junto de empresas e da Administração Pública.

Através da partilha de conhecimento em áreas como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), robótica, cibersegurança, ciência dos dados, sensoriamento remoto e de proximidade e realidade aumentada e virtual, o SFDIH - Smart Farm Digital Innovation Hub irá contribuir para o cumprimento do “Plano de Ação Nacional para a Transição Digital” e para responder aos desafios do uso eficiente de recursos inscritos no “Pacto Ecológico Europeu”.

O laboratório colaborativo Smart Farm Colab partiu de uma candidatura liderada pelo Município de Torres Vedras e tem como objetivo o desenvolvimento de soluções para os desafios das mudanças climáticas, a digitalização da agricultura e o desenvolvimento da economia circular adaptada às pequenas e médias unidades agrícolas.

O consórcio é constituído pelas entidades:

• Smart Farm Colab
  • Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense
  • Associação para o Desenvolvimento do Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia
  • Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agroflorestal
  • Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências
  • Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal CCRL
  • InovTechAgro - Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal
  • Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
  • Instituto de Soldadura e Qualidade
  • Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.
  • Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa
  • SGS, Sociedade Geral de Superintendência S.A
  • Sociedade Portuguesa de Inovação, Consultoria Empresarial e Fomento da Inovação
  • UNINOVA- Instituto Desenvolvimento de Novas Tecnologias