Sessão Protocolar de Apresentação do "Banco de Voluntariado"

23.01.2006

A Sessão Protocolar de Apresentação do "Banco de Voluntariado" do município de Torres Vedras, que está a ser implementado no âmbito do Programa "Rede Social", realizou-se hoje, dia 19 de Janeiro, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.
Incentivar a cidadania, mediante a promoção de trabalho voluntário não remunerado, de interesse social e comunitário, é objectivo deste Projecto, que abrange áreas diversas como a Solidariedade Social (apoio à infância, à 3.ª idade, a portadores de deficiência e a grupos em risco de exclusão social), o Ambiente (educação e sensibilização ambiental), a Cultura (animação sócio-cultural), a Educação (apoio a actividades complementares de acção educativa), a Saúde (apoio em situações de doença e acções de prevenção), o Desporto (acompanhamento em actividades desportivas) ou a Protecção Civil (colaboração com os Bombeiros Voluntários).
Recorde-se que os Bancos de Voluntariado surgem numa lógica integrada, inseridos em Rede e orientados pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e um Plano Nacional de Promoção do Voluntariado, sendo legalmente enquadrados pelo DL n.º 389/99 de 30 de Setembro, a Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro e o Decreto-Lei n.º 40/89 de 12 de Fevereiro.
As inscrições para o "Banco de Voluntariado" do município de Torres Vedras podem ser efectuadas nas Juntas de Freguesia do concelho, em Instituições Particulares de Solidariedade Social localizadas na área geográfica do município, no sector de Assuntos Sociais, Saúde e Habitação da Câmara Municipal de Torres Vedras ou em www.cm-tvdras.pt.
Os candidatos terão que participar em acções de formação, nas quais desenvolverão as competências necessárias à boa prestação do serviço voluntário. Nestas, será reforçado o sentido de utilidade social dos jovens, explorando-se saberes relativos aos projectos que venham a integrar, e desenvolvendo aptidões de carácter geral e transversal que serão úteis para a sua vida profissional.
No âmbito do "Banco de Voluntariado" do município de Torres Vedras, será criada a "Caderneta de Jovem Voluntário" que se constituirá como um "portfólio" de competências, onde serão inscritas as experiências de voluntariado do participante, com indicação do projecto/entidade de enquadramento, período de realização da actividade, duração, tipo de ocupação e, ainda, elementos de avaliação de desempenho, tais como, assiduidade, responsabilidade e motivação. Traduz, assim, uma mais-valia curricular, de carácter não formal, valorizável no acesso futuro à formação e/ou inserção no mercado de trabalho.

Última atualização: 12.01.2017 - 17:46 horas