Sensibilização para a deficiência visual em destaque na 12.ª edição da Semana da Visão
14.11.2025
A Semana da Visão colocou foco na temática da deficiência visual de 27 a 31 de outubro. Esse programa de atividades foi concebido no intuito de sensibilizar a comunidade para a deficiência visual e para a importância dos cuidados a ter com a visão.
No âmbito da recente XII Semana da Visão o grupo de teatro do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual (GADV) apresentou a peça De que cor é o teu céu? no Teatro-Cine de Torres Vedras para cerca de 500 pessoas em duas sessões. Esta é uma peça que nasce das partilhas dos elementos daquele grupo de teatro a propósito das perceções da vida, nomeadamente sobre o que se vê e não se vê quando a visão foge.
Numa caminhada de sensibilização subordinada à temática “A Deficiência Visual” participaram alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e elementos do GADV, que sensibilizaram os alunos para os constrangimentos que as pessoas cegas e com baixa visão vivenciam no seu quotidiano.
Na Paços – Galeria Municipal foi inaugurada a exposição Ponto de Vista, composta por trabalhos elaborados por elementos do Atelier de Arteterapia do GADV. Patente até 23 de novembro, Ponto de Vista dá a conhecer criações que testemunham percursos internos, diálogos com emoções e caminhos de autoconhecimento.
Na recente edição da Semana da Visão foi também possível aprender sobre a escrita Braille numa oficina e conhecer produtos de apoio e serviços especializados para pessoas com cegueira e baixa visão, numa mostra dinamizada pela Ataraxia.
A XII Semana da Visão foi organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com os agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira (que integram escolas de referência para alunos cegos e de baixa visão) e a empresa Pax Óptica, tendo celebrado o 12.º aniversário do GADV.
A esse propósito é de referir que o GADV iniciou o seu funcionamento em 2013 e foi o primeiro projeto com as suas características a ser criado no país. Desde o início da sua implementação, revelou-se uma mais-valia para o acesso da sua população-alvo aos seus direitos, e tem contribuído para a sensibilização para a temática da deficiência visual na comunidade. Estabeleceu como objetivos principais capacitar pessoas com deficiência visual, promover e repor a sua autoestima, desenvolver competências junto dos participantes no projeto e aumentar a qualidade de vida destes e a das suas famílias. Atualmente, o GADV conta com 70 participantes com cegueira e baixa visão, oriundos não apenas do concelho de Torres Vedras, mas também de outros concelhos da região Oeste.



