“Semana INOV-E” promoveu o empreendedorismo em Torres Vedras

02.04.2024

A “Semana INOV-E - Empreender em Torres Vedras” decorreu entre os dias 18 e 22 de março, com um conjunto de atividades dedicadas a empreendedores, investidores e tecido económico local.

Do programa desta iniciativa, destaque para a conferência “Apoios e Incentivos às Empresas – Perspetivas Futuras”, no dia 21 de março, no Auditório CAERO - Investir Torres Vedras. Na sessão de abertura esteve a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, a que se seguiram as intervenções de Rui Ferreira, da Portugal Ventures, sobre “Investimento através de Capital de Risco” e de Neusa Magalhães, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), sobre os “Instrumentos de Apoio Financeiro ao Investimento Centro 2030”. Participaram também na conferência Paulo Simões da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), que apresentou o “Plano Estratégico 2030 da Região Oeste”; José Coutinho, da LEADER-OESTE, com a “Estratégia de Desenvolvimento Local do Oeste”; e Mónica Chalabardo, da Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE) e Carla Rodrigues, da Agência ECOCOAST, com a apresentação da “Estratégia de Desenvolvimento Local Zonas Costeiras do Oeste”. Este painel contou com a moderação de Cátia Bernardino da ACIRO.

No âmbito da conferência, assinalou-se ainda o 5.º aniversário da Agência Investir Torres Vedras e o 10.º aniversário do programa Torres Inov-E.

Nos dias 18 e 19 de março, realizaram-se sessões nas escolas com o objetivo de dar a conhecer o território numa ótima mais empresarial e, desta forma, impulsionar futuros empreendedores. Esta iniciativa envolveu cerca de 155 participantes de três estabelecimentos de ensino: Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Escola Secundária Henriques Nogueira.

O Auditório do Torres Vedras LabCenter acolheu duas sessões do “Quero Crescer! – Conversas para Empreendedores”. A sessão de dia 20 de março contou com a participação de Dulce Forte, da DSolutions, que levou a cabo uma comunicação sobre “Competências Empreendedoras”, onde partilhou a sua experiência empreendedora e aquelas que considera serem as competências essenciais para o sucesso de um empreendedor. O tema “Depois da Ideia - Inovação e Tendências de Mercado” foi explorado por Juliana Teixeira, da Market Access; e André Oliveira, da Maria Alice - Brand Services, abordou o tema “Dá-te a Conhecer”, refletindo sobre as estratégias para promover os negócios de forma eficaz.

No dia 22 de março realizou-se a segunda sessão do “Quero Crescer! – Conversas para Empreendedores” com a participação de João Cabral, da StartUp Sintra, sobre a “A importância dos erros. Porque falham as Startups?”. Por sua vez, João Moreira Pires, da RNI – Portugal Incubators, fez uma abordagem às “Redes que potenciam” e, por fim, o tema “Tecnologia e Transformação Digital” foi desenvolvido por Ricardo Martinho, do Politécnico de Leiria.

Recorde-se que a realização da “Semana INOV-E” decorre da dinamização do Torres Inov-E, um programa de empreendedorismo com enfoque nos novos negócios assentes em ideias diferenciadoras e que agrega atualmente 35 empresas nos seus diferentes eixos de atuação.

Última atualização: 02.04.2024 - 19:26 horas