Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência visita a APECI

15.04.2016

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, visitou, ontem à tarde, as instalações da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI), a convite da própria associação.

Ana Sofia Antunes foi recebida pelo presidente da Direção da APECI, Duarte Lucas, por vários membros da direção, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e ainda pelo Coro da APECI, que lhe dedicou 2 músicas de boas-vindas. Seguiu-se a visita pelas instalações onde a secretária de Estado falou com vários utentes, profissionais e voluntários da associação. Conheceu o ginásio, onde decorria uma atividade de boccia; a sala de fisioterapia; a sala de estimulação sensorial; assistiu à realização de ateliês de artes decorativas, de costura, de música e artesanato; interagindo constantemente com as pessoas que “fazem” a APECI e dão vida àquele importante espaço.

No final da visita, a secretária de Estado referiu ter um interesse crescente em encontrar exemplos de respostas e de boas-práticas na área da deficiência e que, para tal, é fundamental conhecer estas instituições e as suas realidades. Revelou ainda que levou desta visita o entusiasmo para apostar forte na empregabilidade e inclusão social das pessoas com deficiência, além de sair da APECI sensibilizada com todo o carinho que ali recebeu.

A Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras, fundada em 1979 por um grupo de pais, constitui uma Instituição Particular de Solidariedade Social que dispões de várias áreas/serviços de atendimento para dar resposta às necessidades e promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual.

Ana Sofia Antunes seguiu depois para o Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras, onde decorria o VII Fórum Civitas Espanha e Portugal, e no qual apresentou uma comunicação com o tema “O Novo Paradigma da Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades”.

Última atualização: 05.03.2020 - 12:28 horas