Requerimento para a construção de um edifício destinado a Teatro-Cine

28.02.2023

Documentos referentes à construção do Teatro-Cine de Torres Vedras

A 9 de fevereiro de 1922 a empresa Tentativa – Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada (Empreza Cinematográfica) submeteu à apreciação da Comissão Executiva da Câmara Municipal de Torres Vedras um requerimento a solicitar a construção de um edifício na Rua Tenente Valadim, numa porção de terreno com a superfície de novecentos metros quadrados, que seria destinado a Teatro-Cine.

A Sociedade informa ainda, no requerimento, que pretende ceder ao Município uma faixa de terreno compreendida entre o alinhamento atual e a frontaria do futuro edifício com o fim de contribuir para o alargamento da citada rua.

Nesse mesmo dia, pelas quinze horas, o presidente da Câmara Artur Gouveia d’ Almeida e os vereadores João Marques Trindade, Honorato Lima Lopes e João Rodrigues Ribeiro César reuniram, em sessão ordinária, e deliberaram “aprovar a planta respeitante a esta construção, concedendo-se a licença pedida, nos termos exarados no presente requerimento, e bem assim aceitar o mesmo como documento bastante para, no futuro e quanto ao terreno oferecido para o alargamento da rua, ressalvar os direitos deste Município”.

Temos disponível para consulta não só o requerimento, assinado pelos diretores da Sociedade Tentativa, Florêncio Augusto das Chagas e José Augusto d’ Almeida Trigueiros, selado e reconhecido pelo notário Martins da Costa, como também o livro de registo das licenças para construções, reconstruções e obras – que abrange o período cronológico entre 1920 e 1936 – e a deliberação, em ata, da reunião de Câmara.

No entanto, a planta, que foi entregue junto ao requerimento, não chegou ao Arquivo Municipal. Lamentavelmente, a informação existente sobre o Teatro-Cine durante os setenta e quatro anos em que pertenceu a uma entidade privada é bastante escassa, lacuna essa que, não obstante, poderá ser colmatada pelos jornais locais e por coleções de privados.

Na verdade, os jornais locais, que poderão ser consultados na Biblioteca Municipal, são uma ótima fonte para o estudo da história torriense contemporânea e é, por exemplo, através de um artigo do jornal O Torreense que se sabe que o Teatro-Cine foi inaugurado a 1 de abril de 1923, perfazendo brevemente o seu primeiro centenário.

Em outubro de 2022, o torriense António dos Reis Trigueiros, ciente da importância dos documentos que foi recolhendo ao longo dos anos, enriqueceu o espólio documental do Município ao oferecer oitenta e um cartazes das atividades que decorreram no Teatro-Cine Ferreira da Silva entre os anos de 1951 e 1953, permitindo, dessa forma, perceber o quão rica e variada era a sua programação durante aquele período de tempo.

A par das fontes documentais mencionadas, é de salientar a importância do livro Cenas da Vida de Torres Vedras, da autoria da historiadora Célia Reis, para o conhecimento da vida quotidiana torriense, nomeadamente no que respeita às casas de espetáculo, aos bailes e soirées, ao teatro, ao cinema e às distrações na rua, entre outros, durante as primeiras décadas do século XX.

Uma vez que a 1 de setembro de 1997 a Câmara Municipal adquiriu aquele que é hoje um dos edifícios mais emblemáticos da cidade à empresa A Tentativa (Empresa Cinematográfica), Sociedade Anónima, o Arquivo Municipal tem disponível para consulta a documentação relativa aos últimos vinte e cinco anos da sua história, nomeadamente informações sobre o processo de aquisição do edifício, a escritura de compra e venda, os projetos de obras e das remodelações que foi sofrendo ao longo dos anos, autos de vistoria e informações sobre a programação.

Título: Requerimento para a construção de um edifício destinado a Teatro-Cine
Data: 9 de fevereiro de 1922
Unidades de instalação: 1 capilha