Reconversão de antigas instalações da Casa Primavera

01.09.2012

Reconversão de antigas instalações da Casa Primavera

Um espaço próximo ao Edifício dos Paços do Concelho, que funcionou anteriormente como instalações da Casa Primavera (na Rua Miguel Bombarda), vai ser reconvertido para aí passar a funcionar o Espaço Juventude da Câmara Municipal, o qual acolherá diversos serviços municipais na área da juventude, do emprego, da formação, do associativismo e do voluntariado.

Recorde-se que no período que tem antecedido esta intervenção esse espaço tem acolhido iniciativas de âmbito cultural que se constituem como um prelúdio da dinamização que o mesmo pretende vir a dar ao centro histórico de Torres Vedras.

A estrutura desse antigo espaço comercial vai ser reabilitada e transformada. Junto à área de entrada haverá uma zona de espera e leitura (um espaço de estar informal que proporcionará informação e leitura relacionadas com as atividades desenvolvidas no edifício) e uma outra de receção onde funcionará o Posto de Informação Juvenil. Na área do antigo logradouro do edifício será criada uma sala polivalente (para atividades diversas como exposições, festas, conferencias ou workshops) e um espaço destinado às tecnologias de informação, equipado com computadores de acesso à Internet. Ainda no piso térreo será construída uma casa de banho, instalar-se-á uma plataforma elevatória, criar-se-á um lance de escadas e recuperar-se-á outro.

No piso superior criar-se-ão novos espaços de trabalho: um gabinete de atendimento onde funcionarão em alternância o serviço de atendimento camarário da área da Juventude, o Gabinete de Atendimento a Jovens e Adolescentes, o Banco Local de Voluntariado e o Gabinete de Apoio ao Associativismo; um afeto ao serviço camarário de apoio à formação, emprego e qualificação; um afeto aos técnicos camarários da área da juventude e do apoio ao associativismo; e uma sala de reuniões e formação.

Será mais um espaço com que se espera criar uma nova “Primavera” para o centro histórico torriense…

• Área: 182m2
  • Custo: cerca de 100 mil euros