"Acordeões do Mundo" continua a consolidar-se como referência no panorama musical nacional e internacional

15.11.2011

Imagem da "Merenda do Acordeão" com Tino Costa no restaurante "Manadinhas"

No concelho voltou-se a proporcionar um festival de acordeão com características singulares no país.

Para além das sonoridades tradicionais associadas ao acordeão, a 8.ª edição do festival Acordeões do Mundo, que decorreu entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro, permitiu, à semelhança das edições anteriores do evento, o conhecimento de outras abordagens musicais menos convencionais e mais contemporâneas realizadas com base no referido instrumento, por meio dos concertos que tiveram lugar no Teatro-Cine.

Dessas atuações saliente-se as estreias mundiais de dois projetos: Jangada de Acordeões, constituído por músicos de diferentes pontos da Península Ibérica, que em torno do acordeão diatónico recuperaram reportórios tradicionais e populares de baile; e Surrealistic Discussion, que juntou dois instrumentos que raramente se encontram em situações musicais: a tuba e o acordeão.

De realçar também dos espetáculos desta edição do festival Acordeões do Mundo o de homenagem a Eugénia Lima, para muitos considerada a melhor acordeonista portuguesa de sempre, e que se constitui como uma autêntica “lenda viva” na zona rural do concelho onde animou durante décadas centenas de bailes.

No decorrer do VIII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras atuaram ainda no Teatro-Cine outras formações musicais: os espanhóis Korrontzi, que cruzam a cultura popular basca com influências contemporâneas; e o grupo irlandês Mairin O’ Connor Band que apresentou uma música de raiz celta.

Do Acordeões do Mundo fizeram parte mais uma vez as Merendas do Acordeão que consistem em atuações de acordeonistas que apresentam reportórios populares – ao final da tarde, em diversos espaços do concelho (particularmente em cafés, restaurantes e hotéis) -, iniciativa que inclui também a apresentação e prova de vinhos e a degustação de queijos. De referir que as Merendas do Acordeão tiveram mais uma vez o apoio da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

O VIII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, em que se verificou, realce-se, mais uma vez, uma considerável adesão da população, integrou-se nas Festas da Cidade e foi organizado pela Câmara Municipal; produzido pelo Teatro-Cine; dirigido por Carlos Mota; teve como patrocinador principal o Arena Shopping; como água oficial a Água do Vimeiro; como hotel oficial o Hotel Campo Real Golf Resort & Spa; contou com o apoio à divulgação do Turismo de Lisboa; e o apoio da STA Motors.

Mais informações sobre o Acordeões do Mundo podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.acordeõesdomundo.com).

Última atualização: 04.10.2022 - 13:25 horas