Quercus escolhe Praia Centro em Santa Cruz para hastear da bandeira “Qualidade de Ouro”
07.07.2025

13 praias do concelho de Torres Vedras receberam o galardão “Praia Qualidade de Ouro” para a época balnear de 2025, atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza. A cerimónia de hasteamento da bandeira “Qualidade de Ouro 2025” decorreu no passado dia 4 de julho, na Praia Centro em Santa Cruz, sendo Torres Vedras o 6.º Município com mais praias distinguidas (Foz do Sizandro, Azul, Formosa, Santa Helena, Centro, Física, Pisão, Mirante, Navio, Amanhã, Santa Rita Sul, Santa Rita Norte e Porto Novo).
Na ocasião estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues; a presidente da Direção Nacional das Quercus, Alexandra Azevedo; e o presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, S.A. (AdTA), Nuno Brôco.
Pela ocasião, Laura Rodrigues referiu que os últimos seis anos de avaliação das praias do litoral do Concelho trouxeram o reconhecimento de qualidade às mesmas, destacando a importância das equipas do Município e das Juntas de Freguesia de A dos Cunhados, Silveira e São Pedro da Cadeira para a manutenção da limpeza e organização destas zonas costeiras, contribuindo a distinção “Qualidade de Ouro” para uma maior projeção das praias do Concelho, ao nível do Turismo. Laura Rodrigues referiu igualmente que este reconhecimento confere um maior grau de responsabilidade ao Município, tratando-se de um compromisso com as gerações vindouras. A este propósito, destacou o investimento do Município na educação ambiental das crianças e jovens, referindo que os projetos que têm sido desenvolvidos nesta matéria, pelo Município, além de uma componente de literacia do mar e do ambiente, promovem igualmente um envolvimento dos mais jovens, contribuindo desta forma para uma maior consciencialização ambiental, e adoção de hábitos sustentáveis.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da AdTA, Nuno Brôco, destacou o importante trabalho de articulação entre todas as entidades para o propósito de manutenção da qualidade das praias.
Seguiu-se a intervenção da presidente da Direção Nacional das Quercus, Alexandra Azevedo, que se referiu a esta distinção como um “encontro fundamental de articulação entre todas as entidades, destacando o impacto do trabalho das mesmas e mais concretamente, da Capitania do Porto de Peniche, da Guarda Nacional Republicana e dos concessionários, nos boletins de análises e resultados.
Na cerimónia estiveram ainda presentes outros representantes do Município, da Quercus, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Autoridade Marítima Nacional e da Guarda Nacional Republicana.
De destacar que a escolha da Praia Centro, em Santa Cruz, para acolher uma das cerimónias de hasteamento da bandeira “Praia de Ouro 2025”, teve em consideração o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Torres Vedras na área do Ambiente e pela AdTA, entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.
Recorde-se que o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas, designadamente, por cumprirem determinados requisitos: terem obtido a classificação “excelente” quanto à qualidade da água na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores; todas as análises realizadas na última época balnear terem apresentado resultados melhores para os indicadores bacterianos previstos; e, também na última época balnear, não ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da mesma ou interdição temporária da praia.