Projeto "ISA Património" selecionado para o concurso "Social Innovation Shaker"

23.11.2017

No âmbito do evento “Portugal – Economia Social”, que decorreu nos passados dias 17 e 18 de novembro em Lisboa, o projeto municipal “ISA (Idosos Saudáveis e Ativos) Património” foi selecionado, entre mais de 50 candidaturas, para integrar os projetos finalistas do “Social Innovation Shaker”, uma das novidades do evento em 2017.

O “Social Innovation Shaker” consiste num concurso em que se premeia o que de melhor se faz na Inovação social em Portugal, através de um formato em que os elementos do júri investem em géneros nos projetos selecionados para participar. Foi no âmbito deste concurso que a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, fez a apresentação do “ISA Património” no dia 18 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. A seleção para este concurso reveste-se de grande importância, pelo reconhecimento e divulgação que o projeto tem alcançado, sobretudo por se tratar de um evento nacional, multidisciplinar, que promove, dinamiza e divulga o setor da Economia Social portuguesa.

O “ISA Património” é um projeto que assenta na integração de pessoas reformadas em locais classificados como património histórico/religioso, no sentido de garantir o seu funcionamento regular e abertura ao público. Implementado como experiência-piloto no ano de 2005, conta atualmente com a participação de 14 seniores que asseguram o adequado funcionamento de 7 igrejas do concelho.

O projeto “ISA” visa incentivar hábitos de vidas saudáveis como forma de combate ao isolamento e inatividade da população idosa; Reforçar a cidadania, valorizando a capacidade de participação na vida ativa; Manter em funcionamento regular o património histórico em manifesto interesse público; Valorizar as pessoas reformadas e as suas competências; E promover o respeito e consideração dos jovens face aos mais velhos. Em resumo, o projeto “ISA” tem um forte impacto, apesar de difícil mensuração, na comunidade local, quer pela estimulação à participação ativa e continuada dos seniores na comunidade, aumentando o seu sentimento de pertença e reconhecimento, quer pela abertura regular e continuada de património histórico/religioso ao público em geral.

O projeto é garantido por uma vasta rede de parceiros da qual fazem parte as Forças de Segurança (PSP e GNR), Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, Paróquias de Torres Vedras e Turcifal, Associação de Reformados de Torres Vedras, Associação de Santa Helena, Juntas de Freguesia de Turcifal e Silveira e Associação de Defesa do Património de Torres Vedras.

De referir que o projeto “ISA” foi inscrito no Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social como iniciativa de alto potencial de Inovação e Empreendedorismo Social em 2014 e no ano seguinte foi finalista do Prémio de Inovação Social, da Fundação Manuel António da Mota.

Última atualização: 15.02.2019 - 18:02 horas