Programa "Tvedrasjazz"

29.06.2005

Entre os dias 15 e 26 de Junho, decorreu, em Torres Vedras, a 1.ª edição do Programa "Tvedrasjazz".
Ao longo de duas semanas, cinema, fotografia e concertos animaram a zona histórica da Cidade, num evento que marcou, também, a vida cultural da região.
Com uma programação maioritariamente nacional, para além da música e boa disposição dos "Desbundixie", passaram pelo Jardim da Graça e Praça do Município nomes como Laurent Filipe, Pedro Madaleno e o saxofonista francês François Corneloup, acompanhado pelos "Lokomotiv" de Carlos Barretto.
Na Sala Polivalente do Edifício dos Paços do Concelho, a fotógrafa Rosa Reis deu a conhecer a sua profunda paixão pelo Jazz, através de uma exposição intitulada "Imagens com Jazz ".
No Teatro-Cine puderam ser apreciados alguns dos melhores momentos de cumplicidade entre o cinema e o Jazz, com a exibição dos filmes "Anatomia de um Crime", "Belarmino" e "Cotton Clube", todos eles apresentados pelo conceituado crítico Raul Vaz Bernardo.
Com a 1.ª edição do "Tvedrasjazz" pretendeu-se, fundamentalmente, contribuir para a  presença regular do Jazz na vida cultural dos torrienses e da Região Oeste, de forma a poder proporcionar-se toda a imensa liberdade que este género musical tem para oferecer.
O evento foi produzido pela Escola de Jazz de Torres Vedras e organizado pela Câmara Municipal.
Ainda na área do Jazz, de realçar o Concerto inaugural da "Big Band do Oeste", que teve lugar no passado dia 8 de Julho, no Jardim da Graça. Esta formação musical, que conta com o apoio da Câmara Municipal, constitui-se como um local de aprendizagem e "viveiro" de futuros profissionais, ou amadores de qualidade, que irão, certamente, transformar-se numa referência cultural na Região.

Última atualização: 05.07.2016 - 17:16 horas