Torres Vedras

Programa municipal trouxe animação à zona de Santa Cruz durante o período estival

01.10.2025

Concerto da iniciativa

Um programa de atividades, organizado pela Câmara Municipal com parceiros locais, convidou a, durante a recente época de veraneio, desfrutar do litoral torriense.

Tendo, como “epicentro”, como o seu próprio nome indica, a estância balnear de Santa Cruz, o programa “Santa Cruz Verão” facultou de junho a setembro propostas para diversos públicos.

Da edição deste ano do programa municipal torriense de animação estival saliente-se a iniciativa “STA X Live Sessions” (que trouxe à praia Centro de Santa Cruz, ao final de tardes de segunda-feira de julho e agosto, as sonoridades dos Entre, do Eugénia Contente Trio, do Foggy Project, de Diogo Picão, de Capital da Bulgária e de Janeiro) e a iniciativa “Música na Azenha” (que proporcionou na Azenha de Santa Cruz, ao final de tardes de domingo de agosto, atuações de Juan Colon Harp & Amigo Ivo, Daniela Mendes, Between Harmonies e Marianna & Tiago Santos).





Também o festival Ocean Spirit animou Santa Cruz no domínio musical, o que aconteceu por intermédio de DJ’s e nomes como Neyna, Valete, Branko, Cais Sodre Funk Connection ou Napa. Simultaneamente, o Ocean Spirit trouxe a Santa Cruz várias competições de desportos de ondas (algumas de dimensão internacional), sendo também de referir, a esse propósito, outras componentes de caráter desportivo da programação do “Santa Cruz Verão”, nomeadamente as caminhadas e corridas das iniciativas “Santa Cruz a Mexer” e “Torres Vedras Night Run”, o Ultra Trail Run de Santa Cruz, a VII Corrida Sealand e o 2.º Pé Firme Trail Run.

Uma menção especial também para atividades do “Santa Cruz Verão” que se realizaram no núcleo urbano central de Santa Cruz, para além de algumas já citadas, e que interpelaram residentes e visitantes dessa localidade balnear de forma particular, mais concretamente o evento de moda Be Fashion, o Carnaval de Verão, o Mercado Circular, o festival internacional de artes performativas Multiplicidades, as atuações de bandas filarmónicas e ranchos folclóricos do Concelho, a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo do Curral das Freiras, as Feiras de Verão, as atuações de novo circo de A Nariguda, o espetáculo multidisciplinar Caos (apresentado pelo projeto Feno), o XVI Festival Internacional Acordeão em Espetáculo, o Cortejo Etnográfico, o evento Mad Roller Disco e o festival de estátuas vivas Static.







Exposições de aguarelas, exibições de filmes integradas no ciclo “9 Graus Oeste”, visitas à Azenha de Santa Cruz, o espetáculo Terras de Camões – Cantigas de Amor e Bravura, oficinas artísticas, Feiras do Livro de Verão, sessões de apresentação de livros (Arandis – Contos e Novelas e Pó das Estrelas) e um Jardim Literário Pop-Up foram outras atividades, de caráter cultural, que fizeram parte da programação do “Santa Cruz Verão”.

Direcionado para o público infantojuvenil, o “Santa Cruz Verão” apresentou também um conjunto de propostas, designadamente a atividade “O Rei manda… Brincar no verão”, oficinas diversas, teatros e sessões de contação.

Referência ainda da programação do “Santa Cruz Verão” para atividades no domínio ambiental e de “turismo ativo” e para o Festival da Sapateira. 

Publicado: 15.10.2025 - 15:21 horas
voltar ao topo ↑