Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar

15.02.2024

refeitório escolar

A Câmara Municipal de Torres Vedras desenvolve, desde 2014, o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE), que assenta na sustentabilidade social, económica, ambiental e nutricional, promovendo a qualidade das refeições servidas a cada criança nos estabelecimentos de ensino do Concelho.

As opções que fazem parte do PSAE refletem-se na saúde e bem-estar das crianças e jovens, bem como no trabalho colaborativo entre o Município, produtores e o tecido associativo do Concelho, potenciando a racionalização de recursos e a economia local.

Com o arranque do presente ano letivo (2023/2024), o Município abraçou uma transformação no âmbito da prestação do serviço de confeção e fornecimento de refeições escolares.

Em regime de gestão direta, o Município conta agora com cinco cozinhas municipais, localizadas nos seguintes estabelecimentos de ensino da cidade de Torres Vedras: Escola Básica da Conquinha, Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola Básica 2º, 3º Padre Francisco Soares/Secundária Madeira Torres, Escola Básica, 2º, 3º Ciclo São Gonçalo e a Escola Básica 2º, 3 Padre Vítor Melícias.

É assim possível ao Município, pela primeira vez, servir as escolas secundárias Henriques Nogueira e Madeira Torres e as escolas de 2º e 3º ciclos Padre Vítor Melícias, Padre Francisco Soares e São Gonçalo, localizadas na cidade de Torres Vedras.

Todas as unidades de confeção das escolas da cidade contam com uma estrutura operacional que é responsável, além da preparação e confeção das refeições, pela receção, armazenamento e determinação das quantidades de matéria-prima alimentar e não alimentar a encomendar; preparação dos alimentos; e limpeza dos equipamentos e zonas de trabalho. As equipas preparam também refeições alternativas, dietas (por ordem médica ou religiosa) e ainda refeições vegetarianas.

No total, são confecionadas diariamente cerca de 3.000 refeições sendo que, destas, 1.400 são fornecidas aos alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos e escolas secundárias.

O fornecimento das refeições por todo o Concelho é também assegurado por instituições sedeadas em várias freguesias, que seguem as mesmas orientações para o uso de produtos locais. O serviço de distribuição destas refeições é feito com a utilização de dois veículos elétricos e um a gasóleo.

As refeições, confecionadas de acordo com as ementas elaboradas pela nutricionista do Município, privilegiam, sempre que possível, produtos frescos, locais, sazonais e tradicionais do Concelho de Torres Vedras. Atualmente, as refeições contêm diariamente cerca de 25% de produtos biológicos.

Esta boa prática de fornecimento de refeições está alinhada com as estratégias internacionais e europeias no âmbito das orientações da Agenda 2030 para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Publicado: 20.02.2024 - 11:24 horas