Primeiro-ministro visita Freguesia de Turcifal

01.06.2009

O primeiro-ministro, Eng. José Sócrates, visitou hoje a Freguesia de Turcifal para fazer o lançamento da primeira pedra do futuro edifício da creche e centro de dia da Associação de Socorros daquela freguesia.

Este novo equipamento dará respostas sociais ao nível de creche para 33 crianças, centro de dia para 50 utentes e serviço de apoio domiciliário para 30 utentes, apresentando um custo total de 979.216,07 €, sendo que 395.549,00€ serão suportados por financiamentos públicos.

Esta nova infra-estrutura, de vital importância para a Freguesia de Turcifal, será construída ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

Após a assinatura do Auto pelo Presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, Filipe Santos, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Alberto Avelino, pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Manuel Soares Miguel e pelo primeiro-ministro, José Sócrates, procedeu-se então à colocação da primeira pedra da obra.

Este acto simbólico foi testemunhado por vários populares e por algumas dezenas de crianças que largaram balões como forma de também comemorar o Dia Mundial da Criança.

Seguiram-se várias intervenções: em primeiro lugar a do Presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, seguida da do Presidente da Associação de Socorros daquela freguesia, Hélder Reis e da apresentação do projecto da obra pela arquitecta responsável Natalina Luís. Já o presidente da câmara agradeceu a presença do primeiro-ministro no Concelho de Torres Vedras, destacando o significado que tal presença tem no empenho e motivação das populações e apresentou a vertente de respostas sociais que o futuro equipamento proporcionará àquela freguesia. No encerramento deste acto simbólico o primeiro-ministro salientou a importância, cada vez maior, da solidariedade social na sociedade contemporânea e a necessidade de se apostar na construção de infra-estruturas fundamentais para uma sociedade mais solidária. Neste sentido referiu o sucesso da concertação estratégica entre o Estado, a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Freguesia de Turcifal, salientando que o Estado apenas ajudou e que os verdadeiros heróis foram os autarcas locais.

José Sócates aproveitou ainda a oportunidade para anunciar a construção de mais 12 creches.

Publicado: 22.04.2013 - 18:21 horas