Primeira exposição partir do acervo de Eduardo Gageiro celebra o 25 de Abril
02.05.2025

No passado dia 26 de abril foi inaugurada na Paços – Galeria Municipal a exposição “Pela lente da Liberdade”, que inclui fotografias, documentos, prémios e equipamentos fotográficos da Coleção Municipal Eduardo Gageiro, recentemente adquirida pelo Município.
Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, lembrou que a Paços – Galeria Municipal foi inaugurada no dia 25 de abril de 2003 precisamente com uma exposição de Eduardo Gageiro, tendo este tido um histórico de colaboração com o Município e Torres Vedras há vários anos. A presidente mencionou também que esta exposição está inserida nas comemorações do 25 de Abril, sendo as imagens expostas “uma verdadeira celebração da Revolução”.
Da exposição fazem parte peças icónicas como a fotografia Calvário e o Relatório da Operação “Fim Regime”, onde foi feita uma dedicatória do Capitão Salgueiro Maia a este fotógrafo. Denominado pelos seus pares como o “Mestre”, Eduardo Gageiro é conhecido pelo registo fotográfico da Revolução dos Cravos, tendo sido o primeiro fotógrafo a chegar ao Terreiro do Paço, mas também pelas imagens que capturou durante o Estado Novo e que revelavam as condições precárias em que vivia grande parte da população portuguesa.
Numa visita guiada pela exposição, Eduardo Gageiro partilhou com os presentes algumas das histórias por trás das fotografias, entre as quais episódios em que foi preso pelas imagens inconvenientes ao regime. Referiu também a coleção municipal do seu acervo, que contém milhares de registos históricos e na qual se incluem os itens expostos.
“Pela lente da Liberdade” vai estar em exposição até ao dia 13 de setembro deste ano.