Biblioteca Municipal recebe exposição sobre o Corpo Europeu de Solidariedade

19.05.2023

Imagem de intervenção da presidente da Câmara Municipal na visita à exposição

Clicks Solidários é uma exposição constituída maioritariamente por fotografias de jovens do Corpo Europeu de Solidariedade no contexto do seu projeto de voluntariado, a qual tem estado patente desde 6 de maio, na Biblioteca Municipal.

Da responsabilidade da Casa Europa (entidade instituída em 2008 por iniciativa da Representação da Comissão Europeia e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal), esta mostra é proporcionada em Torres Vedras graças a uma parceria estabelecida entre o Centro de Informação EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo e o Município.

A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, acompanhada por alunos de duas turmas do 10.º ano de escolaridade da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, visitou a exposição Clicks Solidários na tarde de ontem, dia 18 de maio.

No âmbito dessa visita, a responsável pelo Centro de Informação EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, Sandra Geada, explicou em que consiste o Corpo Solidário Europeu e abordou a temática das oportunidades de mobilidade na União Europeia para os jovens. Na mesma ocasião, duas jovens voluntárias do Corpo Europeu de Solidariedade, que estão a realizar trabalho na região Oeste por meio da Associação Juvenil de Peniche, deram o seu testemunho sobre a experiência que têm estado a vivenciar no âmbito desse programa da União Europeia.

De referir que o mesmo é uma iniciativa que cria oportunidades para que jovens possam fazer voluntariado e realizar os seus próprios projetos de solidariedade em benefício de comunidades, em toda a Europa.

Refira-se também que a visita da presidente da Câmara Municipal à exposição Clicks Solidários prende-se com o facto de Laura Rodrigues pertencer desde setembro do ano passado à rede Construir a Europa com os Eleitos Locais, entidade que tem como objetivo promover a comunicação e a disseminação das políticas, ações e iniciativas da União Europeia.

A exposição Clicks Solidários, que irá circular durante 2023 pelo território abrangido pelo EUROPE DIRECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo, pode ser visitada na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 27 de maio.

Última atualização: 22.05.2023 - 10:55 horas