Pré-Diagnóstico do Programa "Rede Social" aprovado

01.10.2004

O pré-diagnóstico realizado no âmbito do Programa Rede Social do concelho de Torres Vedras foi aprovado recentemente, em Conselho Local de Acção Social.
Através deste documento efectuou-se um levantamento dos problemas e potencialidades do município, tendo-se concluído que entre 1991 e 2001 a população residente empregada no sector primário diminuiu em 50%, absorvida maioritariamente pelo sector terciário (47%) como resultado do grande desenvolvimento do comércio e serviços locais. Verificou-se também, simultaneamente, um aumento da população residente no sector secundário (21%), provavelmente devido à evolução do sector da construção civil.
Após a aprovação do pré-diagnóstico pretende-se aprofundar o conhecimento da realidade do concelho através da elaboração de um diagnóstico, com vista à criação do Plano de Desenvolvimento Social que se constituirá como um importante instrumento de planeamento estratégico de intervenção social no município de Torres Vedras.
Recorde-se que o Programa Rede Social materializa-se a nível local através da criação dos Conselhos Locais de Acção Social, contando o de Torres Vedras actualmente com 57 parceiros (Câmara Municipal, Instituto de Solidariedade e Segurança Social, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade e Segurança Social).
O referido Programa, criado através de uma Resolução do Conselho de Ministros, em 18 de Novembro de 1997, define-se como um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar, as quais deverão concertar as suas acções para a erradicação da pobreza e da exclusão, promovendo o desenvolvimento social.

Última atualização: 10.09.2014 - 15:44 horas