Praias do concelho de Torres Vedras são limpas durante todo o ano

23.08.2022

Fotografia da Praia do Navio em que se vê o seu areal em primeiro plano e o mar à esquerda.

As praias do concelho de Torres Vedras caracterizam-se pela sua qualidade ambiental, que resulta da preocupação em salvaguardar os 20 km de costa do território. Uma das medidas passa pela limpeza mecânica do areal que é efetuada pela Câmara Municipal de Torres Vedras durante todo o ano, em praias concessionadas e não concessionadas.

A limpeza é feita da Praia de Porto Novo à Praia da Foz do Sizandro, removendo os resíduos que se encontram à superfície com uma máquina de limpeza, que segue atrelada a um trator.

Durante a época balnear, o processo realiza-se três vezes por semana no período noturno e é complementado pela limpeza manual dos recipientes colocados nas praias (processo que, nas praias concessionadas, é da responsabilidade do respetivo concessionário). Fora da época balnear, a limpeza mecânica do areal decorre uma vez por mês, durante cerca de uma semana.

A monitorização da qualidade microbiológica das areias demonstra que estes processos de limpeza contribuem para a sua qualidade. Além do papel assumido por munícipes e visitantes no que toca à manutenção da qualidade das praias, o trabalho do Município em parceria com as Juntas de Freguesia do litoral e com os concessionários de praia tem contribuído para a excelência ambiental das praias do Concelho na última década.

Publicado: 23.08.2022 - 15:27 horas