Plano Municipal de Emergência foi desativado

27.04.2022

Logótipo da Proteção Civil de Torres Vedras.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Torres Vedras foi desativado esta quarta-feira, 27 de abril. A decisão foi tomada pela Comissão Municipal de Proteção Civil, que esteve em reunião extraordinária, esta manhã, no Centro de Coordenação Operacional Municipal.

A desativação do plano foi aprovada por unanimidade. A decisão teve em conta a evolução da situação epidemiológica no contexto da pandemia no concelho de Torres Vedras, caracterizada pela redução do número de casos positivos de COVID-19, e a eliminação da generalidade das medidas restritivas de resposta à doença por parte do Governo.

Os dados mais recentes da situação epidemiológica indicam a existência de 465 novos casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2 no Concelho entre os dias 17 e 23 de abril. Durante este período foram realizados 1.712 testes, com uma taxa de positividade de 27,2%. Até ao passado dia 23 de abril, foram contabilizados 32.367 casos confirmados e houve 229 óbitos a lamentar.

Recorde-se que o Plano Municipal de Emergência foi ativado a 12 de março de 2020. A Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu ativar o plano de forma preventiva, não existindo nenhum caso confirmado de COVID-19 no Concelho até àquele momento.

A Comissão Municipal de Proteção Civil é constituída pelas seguintes entidades:

• Agência Portuguesa do Ambiente – Administração de Região Hidrográfica do Tejo e Oeste
  • Altice Portugal
  • ARADO - Associação de Radioamadores do Oeste
  • Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras
  • Autoridade de Saúde do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste Sul
  • Capitania do Porto de Cascais
  • Capitania do Porto de Peniche
  • Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Torres Vedras
  • Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras
  • E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A.
  • GNR - Destacamento de Trânsito de Torres Vedras
  • GNR - Destacamento Territorial de Torres Vedras
  • Infraestruturas de Portugal, S.A.
  • Instituto da Segurança Social, I.P. – Setor Mafra/Torres Vedras
  • Jornal Badaladas