Peritos da rede europeia "DIGI-INCLUSION" visitaram Torres Vedras

22.11.2023

Entre os dias 7 e 9 de novembro, Torres Vedras recebeu a primeira visita no âmbito da rede europeia "DIGI-INCLUSION", do programa URBACT, que visa combater a exclusão social e potenciar a inclusão digital.

A visita teve como objetivo efetuar um diagnóstico da situação atual do Município e contou com a presença de um representante da cidade espanhola Mollet del Vallès (líder da rede), Albert Garcia, e do perito do URBACT na metodologia e em inclusão digital, Ian Graham.

Durante a visita decorreram várias reuniões e foram aplicadas metodologias participativas de diagnóstico junto de técnicos da Câmara Municipal e dos membros do Grupo Local do URBACT – grupo de parceiros locais que irão apoiar o desenvolvimento do projeto no Município.

Esta rede, liderada pela cidade de Mollet del Vallès (Espanha), inclui, para além de Torres Vedras, as cidades de Alexandroupolis (Grécia), Gdansk (Polónia), Iasi (Roménia), Jelgava (Letónia), a região de Zenica-Doboj Canton (Bósnia e Herzegovina), a agência de desenvolvimento de Côte d'Opale (Boulogne sur mer District - França) e a agência regional de Lepida (Bolonha – Itália).

Até dezembro de 2025, os parceiros da rede irão partilhar experiências e desenvolver planos de ação integrados para enfrentar os desafios locais em relação à inclusão digital.

A missão do programa URBACT é permitir que as cidades trabalhem juntas e desenvolvam soluções integradas para desafios urbanos comuns, aprendendo com as experiências uns dos outros e identificando boas práticas para melhorar as políticas urbanas.

Última atualização: 28.11.2023 - 10:28 horas