Paragens de chegada e confluência modernas foram instaladas no exterior da Cidade

22.11.2023

Imagem de paragem de chegada e confluência instalada no Maxial

Depois de terem sido instaladas na Cidade, paragens de chegada e confluência (PCC) de transportes públicos modernas foram recentemente instaladas em outros locais do Concelho.

Concebidas pela BAU – Bruckelmann Arquitetura e Urbanismo, Lda, essas estruturas apresentam, em termos de projeto de arquitetura, uma solução de desenho modular que tem por base um cubo com dois metros e meio de lado, vazado no seu interior, tendo sido construídas com recurso à pré-fabricação, em betão pintado, e envidraçadas com caixilhos e serralharias, de chapa de aço galvanizado e pintado, permitindo uma baixa manutenção na sua conservação.

Assegurando conforto aos utilizadores, essas estruturas oferecem um espaço de espera amplo, com lugares sentados, em que se por um lado se está resguardado de condições meteorológicas adversas, por outro mantém-se a visibilidade para o exterior. Simultaneamente constituem-se como referências de urbanidade, integrando-se adequadamente na respetiva envolvente física e contribuindo para a qualidade urbanística geral do espaço público do Concelho.

Foram recentemente instaladas 13 dessas paragens em locais estratégicos do Concelho situados no exterior da Cidade (junto a eixos rodoviários de relevância), mais concretamente: em A dos Cunhados, no Aranha, nos Campelos, na Carvoeira, na Maceira, no Maxial, no Outeiro da Cabeça, na Ponte do Rol, no Ramalhal, em Runa, em Santa Cruz, em São Pedro da Cadeira e na Silveira.

A instalação dessas PCC - operação que se integra no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), que decorre do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Torres Vedras (PEDU) - contribui para o cumprimento dos objetivos e metas de redução das emissões de carbono e outros gases com efeitos de estufa, na medida em que se constitui como um incentivo à utilização do transporte coletivo de passageiros.

Representou um investimento de 681.498,93 €, o qual foi financiado em 454.576,62 € pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Última atualização: 22.11.2023 - 16:53 horas