Torres Vedras

Orçamento Participativo de Torres Vedras financiou projeto inovador na área do Cuidado

05.05.2025

Imagem de participantes na apresentação do projeto

“CUIDEM.ME”, um projeto inovador a nível nacional na área dos cuidados para pessoas dependentes, criado a partir de uma proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de Torres Vedras, foi apresentado na manhã do passado dia 30 de abril, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Concebido por três enfermeiros que exercem funções na unidade de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste - Joana Cordeiro (proponente), Raquel Batista e Francisco Jorge -, os quais diariamente se deparam com as dificuldades de indivíduos e famílias em aceder a informação acerca de soluções de Cuidado, em particular para a população sénior, o “CUIDEM.ME” consubstancia-se numa plataforma que consolida um ecossistema de recursos do Cuidado. É um projeto que conta com a parceria da Universidade Sénior de Torres Vedras, da ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste e da Câmara Municipal e que ganhou forma por meio de uma solução digital desenvolvida com o apoio da empresa tecnológica Brandability e da incubadora de impacto OesteRespira.

Segundo explicou Joana Cordeiro na sessão de apresentação do "CUIDEM.ME", o projeto partiu de uma ideia inovadora que consistia na dinamização de uma rede de cuidadores de proximidade que facilitasse o autocuidado, o cuidado domiciliário e o envelhecimento em casa, retardando a institucionalização. No entanto o conceito do “CUIDEM.ME” evoluiu para uma plataforma multilateral no ecossistema do cuidado sénior, que visa simplificar o cuidar, ao dar visibilidade a quem cuida - cuidadores formais, profissionais de saúde e outros profissionais do Cuidado, além de validar e recomendar “soluções de Cuidado” multidimensionais -, envolvendo recursos já existentes, muitas vezes desconhecidos e/ou descontextualizados, e apresentando a inovação em saúde e os recursos da chamada “economia prateada”.

Também na sessão de apresentação do “CUIDEM.ME”, Francisco Jorge efetuou uma apresentação do site do projeto, onde, por exemplo, é possível aceder a informação: sobre uma rede de cuidadores de proximidade, aliada a uma oferta curada de serviços, produtos e inovações destinados à população sénior: sobre formação em diversas vertentes para cuidadores informais, seniores, profissionais de saúde, empreendedores e comunidade em geral; sobre recrutamento (ao nível de trabalho, estágio e voluntariado); ou sobre eventos relacionados com as temáticas a que se dedica o “CUIDEM.ME”.

A vereadora da Participação e Cidadania da Câmara Municipal, Ana Umbelino, marcou presença na sessão de apresentação do projeto “CUIDEM.ME”, tendo na ocasião parabenizado os autores do mesmo pela sua inovação, exemplaridade e pertinência. De resto, segundo Ana Umbelino, o que nos distingue como civilização é a preocupação de cuidar dos outros, de sermos cuidadores. Ainda segundo a também vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, o “CUIDEM.ME” apresenta a mais-valia de, num gesto de cidadania, colocar o conhecimento ao serviço da comunidade, podendo por isso vir a ter um impacto bastante positivo.

De referir ainda que a proposta que deu origem ao “CUIDEM.ME” foi apresentada no âmbito da edição de 2022 do Orçamento Participativo de Torres Vedras, tendo sido uma proposta de tipologia "Supra Freguesia" (que abrangeu todas as freguesias do Concelho). O “CUIDEM.ME” recolheu 1.111 votos e recebeu uma verba de 50 mil euros por meio daquela iniciativa municipal.      

Última atualização: 05.05.2025 - 15:59 horas
voltar ao topo ↑