Orçamento Participativo apoiou a criação de um núcleo museológico na Igreja da Graça
02.12.2025
A Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, disponibiliza aos visitantes, desde o dia 22 de novembro, um núcleo museológico com peças do património paroquial e a identificação histórico-artística dos retábulos, das capelas e do sarcófago de São Gonçalo. Este projeto - “Tornar o invisível, visível” - foi um dos vencedores da edição de 2024 do Orçamento Participativo de Torres Vedras.
O projeto inclui o “Servare - núcleo museológico paroquial de Torres Vedras”, um apontamento museológico com peças de valor litúrgico das reservas da Paróquia; e ainda placas com a história do edificado, em português e inglês.
Integrando a tipologia “Ideia Jovem” do Orçamento Participativo, este projeto contou com um investimento de 7.416,77 €. O mesmo foi proposto por Salvador Silvério e foi implementado pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro e São Tiago.
A inauguração contou com a presença do vereador da Cidadania e Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Rui Estrela; e do proponente do projeto, Salvador Silvério.
Recorde-se que a Igreja de Nossa Senhora da Graça faz parte do património histórico da cidade de Torres Vedras e está classificada como imóvel de interesse público, sendo este edifício religioso o mais visitado da Cidade.



