Torres Vedras

Oeste pode vir a acolher conferência internacional dos geoparques mundiais da UNESCO

27.08.2025

A Associação Geoparque Oeste, da qual o Município de Torres Vedras é entidade integrante, apresentou uma candidatura para organizar, em 2027, a 12.ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO.

Essa candidatura concorre com outras três (uma europeia e duas asiáticas), sendo que a candidatura escolhida será conhecida nos próximos meses, após a votação do Conselho Executivo da Rede Global de Geoparques. 

Se a candidatura oestina for aprovada será a primeira vez que Portugal recebe uma Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO, a qual junta os 220 geoparques existentes em mais de 50 países.

A acontecer na região, a 12.ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da UNESCO realizar-se-á a partir de Torres Vedras.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

Recorde-se que o Geoparque Oeste (o qual abrange atualmente os territórios dos municípios de Torres Vedras, Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Peniche e Caldas da Rainha) foi reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO em março do ano passado, na sequência de uma candidatura apresentada pela Associação Geoparque Oeste. Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas com património geológico de relevância internacional cuja conservação é essencial para garantir o progresso das geociências e o conhecimento sobre a origem e evolução da biodiversidade. A atribuição a um território da chancela de Geoparque Mundial da UNESCO constitui-se como um estímulo à criação de iniciativas inovadoras nesse território em áreas como o geoturismo, a conservação da Natureza e o património cultural local.   

Publicado: 27.08.2025 - 15:36 horas
voltar ao topo ↑