Obra de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras foi consignada
27.06.2025

A estrada de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras vai ser uma realidade a breve prazo.
O auto de consignação da empreitada desta via foi assinado na tarde de hoje, dia 27 de junho, junto ao extremo poente do respetivo traçado (na zona do cruzamento da Rua do Choufral com o acesso que se desenvolve a partir dela para o Casal das Paradas). O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e pela responsável da empresa Construções Pragosa, S.A, Joana Pragosa.
De referir que a construção da estrada de ligação da A8 à área empresarial das Palhagueiras representa um investimento municipal de cerca de 20 milhões de euros (o que inclui a elaboração de projeto, as expropriações, a execução da empreitada e a fiscalização da mesma), o qual é financiado em cerca de 11,6 milhões de euros pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). A obra tem uma extensão de 6,1 km, sendo que a extremidade nascente da mesma situa-se no entroncamento entre a EN 8-2 e o acesso à variante dessa estrada nacional (na zona de Paio Correia). A via terá duas faixas de rodagem em cada sentido e contará com cinco rotundas, duas delas situadas nos seus pontos extremos.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, esta nova ligação permitirá melhorar a competitividade do território concelhio torriense, bem como promover a atração e fixação de empresas no mesmo. Também de acordo com palavras proferidas pela presidente da Câmara Municipal na cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra, a mesma favorecerá de sobremaneira o escoamento de produtos agrícolas frescos da zona litoral do Concelho, sendo que a Área Metropolitana de Lisboa é um dos principais mercados de consumo desses produtos. Na sua alocução, Laura Rodrigues recordou que a construção da estrada de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras, a qual está desde 1995 prevista no Plano Diretor Municipal, é antecedida pela execução pelo Município de outras vias variantes que têm permitido descongestionar o tráfego rodoviário do centro de localidades do Concelho (nomeadamente a Avenida Variante Ponte, a Variante ao Alto do Seixinho e a Variante a A dos Cunhados).
Presente na cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de construção da estrada de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras esteve também a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida, que aproveitou o seu momento de uso da palavra para felicitar a Câmara Municipal pela resiliência e perseverança que demonstrou ao longo de todo o processo que antecedeu o início da obra, incluindo a candidatura da mesma aos fundos do PRR. Segundo Teresa Almeida foram vários os obstáculos que, numa luta contra o tempo, tiveram de ser ultrapassados, tendo dado os exemplos da alteração ao traçado da via, da obtenção dos necessários pareceres e da declaração de utilidade pública e da execução das expropriações.
A esse propósito, é de referir que para a construção da estrada de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras tiveram de ser expropriadas 58 parcelas de terreno, as quais representam uma área de 396.690 m². Relacionado com esse facto, a presidente da Câmara Municipal, também na sua alocução, deixara o seu agradecimento a todos os particulares e empresas que viabilizaram a obra, alguns com penalização própria em prol de um bem maior e coletivo.
Já Hélder Reis, na sua intervenção, realçou a importância da empreitada cujo auto de consignação fora anteriormente assinado, tendo em conta o favorecimento que representa para a área de acolhimento empresarial da zona das Palhagueiras. O secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional demonstrou também o desejo de no futuro ver concretizadas no concelho de Torres Vedras e em outros mais obras que venham a constituir-se como benefícios para a qualidade de vida das populações e para a laboração das empresas, tendo expressado a sua vontade de dentro de alguns meses deslocar-se à obra que agora se inicia e, posteriormente, de marcar presença na inauguração da mesma.
Refira-se que esta obra estará concluída no segundo trimestre do próximo ano, sendo intenção da Câmara Municipal, no futuro, prolongar até Santa Cruz a via de ligação da A8 à Área Empresarial das Palhagueiras.