Novo Ecocentro de Torres Vedras já está ao serviço da população
13.01.2026
Já abriu ao público o novo Ecocentro da cidade de Torres Vedras, uma infraestrutura que visa reforçar a eficiência da recolha seletiva e contribuir para a redução do abandono de resíduos.
Esse novo centro de recolha, disponibilizado pelos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), localiza-se no Parque Regional de Exposições e está aberto à população, permitindo a deposição gratuita de diferentes tipologias de resíduos, desde que devidamente separados.
No Ecocentro podem ser entregues os seguintes resíduos:
- Resíduos de construção e demolição, separados por tipologia (não são aceites resíduos contendo amianto)
- Loiça sanitária
- Madeira
- Resíduos volumosos
- Resíduos verdes
- Óleo alimentar usado
- Resíduos têxteis
A infraestrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8h00 às 12h00, e permite uma deposição diária por utilizador. No caso dos resíduos de construção e demolição, o limite de entrega é de 250 kg por dia, considerando-se apenas resíduos resultantes de pequenas obras de bricolage ou remodelação.
Para a utilização do Ecocentro, é obrigatória a apresentação de identificação do utilizador, assim como a pesagem da viatura e a identificação dos resíduos a entregar.
Os munícipes devem, ainda, ter em conta que os resíduos têm de ser entregues devidamente separados, para colocação nas respetivas caixas, de acordo com as regras em vigor e com as indicações da pessoa responsável no local, que poderá, em caso de incumprimento, condicionar o acesso à descarga.
Os SMAS apelam à utilização responsável do Ecocentro, convidando toda a população a visitar e a usufruir desta infraestrutura que visa uma gestão mais sustentável de resíduos no Concelho.


