Novas ações de fogo controlado foram realizadas no território do Concelho

08.03.2023

Nos passados dias 2 e 4 de março, foram realizadas mais ações de fogo controlado no território do Concelho.

Essas ações resultaram na queima de aproximadamente 15,5 hectares, em diferentes locais estrategicamente selecionados, nomeadamente na Quinta da Areia (território da Freguesia da Silveira) e na Serra de Monte Redondo (território da União das Freguesias do Maxial e Monte Redondo), e consistiram essencialmente na queima de combustíveis finos, sobretudo fenos e matos, não tendo causado severidade no solo, nem impacto nas árvores e em espécies de arbustos e plantas mais resistentes ao fogo.

Na primeira ação participaram os técnicos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e as duas equipas de sapadores florestais do Município; e na segunda ação estiveram também presentes formandos de um Curso de Operacional de Queima, pertencentes a várias corporações de bombeiros da Região Oeste e da Grande Lisboa (oriundas nomeadamente de Torres Vedras, Alcabideche, Algueirão, Alenquer e Lisboa).

Recorde-se que o fogo controlado ou fogo prescrito, também designado como fogo frio, é utilizado enquanto ferramenta na gestão silvícola, promovendo a compartimentação de espaços rurais, através da criação de descontinuidade no coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado. Quando corretamente aplicado, para além de minimizar o risco e perigosidade de incêndios rurais, o fogo controlado é uma operação referenciada pela sua sustentabilidade para atingir certos objetivos, como a promoção da renovação de pastagens, a indução da regeneração natural de árvores e arbustos autóctones e a beneficiação da biodiversidade. A utilização desta técnica de gestão de combustíveis tem de ser executada sempre sob a responsabilidade de um técnico credenciado, reconhecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

Última atualização: 10.03.2023 - 11:27 horas