Município e APECI renovam acordo de cooperação para o projeto CuidadosaMente

cuidadosamente

O Município de Torres Vedras e a Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI) irão renovar o acordo de colaboração no âmbito do projeto CuidadosaMente – Apoio psicossocial ao cuidador informal da pessoa com deficiência, conforme aprovado em reunião de Câmara no dia 9 de abril.

Este é um programa direcionado aos cuidadores informais de pessoas com deficiência, que veio reforçar o apoio psicossocial para a resolução de problemas do quotidiano dessa população e, indiretamente, da pessoa cuidada, partindo do pressuposto de que o bem-estar e a qualidade de vida do cuidador afetam a pessoa cuidada e vice-versa. O projeto nasce da caracterização sociodemográfica e do diagnóstico de necessidades realizado, bem como do feedback dos 36 cuidadores envolvidos no projeto-piloto realizado durante 2023.

Dos seus objetivos fazem parte alargar as atividades desenvolvidas ao longo do projeto-piloto a todos os cuidadores informais de pessoas com deficiência, mantendo o propósito de melhorar a saúde mental e bem-estar psicológico dos mesmos, aumentando os seus níveis de conhecimento relativos aos seus direitos e deveres, a compreensão dos diversos tipos de deficiência e fomento das suas competências emocionais, socio relacionais e comportamentais, diminuindo o seu isolamento e exclusão social.

O projeto visa também implementar um novo conjunto de iniciativas decorrentes das necessidades identificadas junto do público-alvo, vocacionadas essencialmente para aprofundar conhecimentos, desenvolver competências práticas, promover tempo de qualidade (pessoal e familiar) e aliviar a sobrecarga física e emocional inerente à tarefa de cuidar.

Estão também previstas novas iniciativas de apoio, designadamente: uma linha de apoio telefónico; aconselhamento e apoio na vertente social; elaboração e disponibilização de manual para o cuidador; atividades para famílias; sessões práticas de alívio do stress; apoio aos cuidadores em períodos pontuais destinados ao seu lazer, autocuidado e resolução de problemas do dia a dia, assegurando o cuidado da pessoa com deficiência; e conceber e experimentar, em ambiente controlado e junto de um conjunto restrito de famílias, uma rede de voluntários com a função de cuidadores ocasionais.

A continuidade do projeto durante 12 meses vai ser assegurada com o investimento da Câmara Municipal de Torres Vedras em 26.690€.

Última atualização: 11.04.2024 - 10:01 horas