Município de Torres Vedras recebeu Bandeira da Ética

26.11.2020

O Teatro-Cine de Torres Vedras acolheu ontem, 25 de novembro, a cerimónia de entrega da Bandeira da Ética e de apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Torres Vedras. O galardão do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) foi atribuído ao “Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto” do Município.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, realçou a importância de “dar um contributo local para os desígnios que são globais”, como a promoção da qualidade de vida e de um estilo de vida mais saudável. O edil lançou o repto às associações e clubes do Concelho para se candidatarem à Bandeira da Ética e, assim, obterem esta certificação.

A diretora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, esclareceu que a Bandeira da Ética é “uma iniciativa do IPDJ, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, cujo objetivo é certificar as boas práticas no campo da ética e dos bons valores no desporto”. Eduarda Marques referiu ainda que “o desporto é um meio fundamental para incutir em todos, particularmente nos mais jovens, a importância do respeito pelo outro”.

“A história do Plano Nacional de Ética no Desporto confunde-se também com Torres Vedras, confunde-se com a Física, confunde-se com o Torreense”, afirmou o coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Lima, numa referência às outras duas instituições torrienses que possuem a Bandeira da Ética - Associação Física e Desportiva de Torres Vedras e Sport Clube União Torreense. Na sua intervenção, José Lima apontou Torres Vedras como um bom exemplo pelo seu programa para incentivar a ética desportiva junto dos clubes e associações locais.

Depois da entrega do galardão, coube ao professor Alfredo Silva, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, apresentar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Torres Vedras. Trata-se de um plano estabelecido para o horizonte temporal de 2020 a 2025, que resulta de um trabalho de pesquisa constituído pelo diagnóstico e análise estratégica do sistema desportivo concelhio e pela formulação de propostas de desenvolvimento do desporto.

“A urgência de reflexão sobre os caminhos já percorridos, mostrou-nos a necessidade deste plano”, referiu a vereadora da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. Da análise apresentada, a autarca destacou o elevado número de cidadãos entre os 15 e os 74 anos que não pratica qualquer tipo de atividade física (58,95), no entanto afirmou ser uma vitória que 50% dos cidadãos entre os 35 e os 49 anos afirmem praticar alguma atividade física. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Torres Vedras vai, assim, orientar a estratégia do Município nos próximos anos.

O “Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto” promove a ética desportiva junto dos agentes desportivos do Concelho, dividindo-se em três eixos: “Promoção da Ética Desportiva nas Associações Desportivas do Concelho”, “Campanha de Promoção da Ética Desportiva” e “A Ética na Escola”. Este programa considera um conjunto ações de estímulo à implementação de medidas e remete para o “Programa de Apoio à Atividade Física” a possibilidade de aplicação de penalizações nos apoios financeiros a atribuir, sempre que se verifiquem situações de comportamentos que atentem contra os valores do desporto e da ética desportiva.

A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, sendo a certificação atribuída válida por dois anos.

Publicado: 26.11.2020 - 19:52 horas