Torres Vedras

Município de Torres Vedras participou na terceira missão do projeto “PARI”

23.10.2025

projeto PARI: Caminhos para a Inovação Rural na Suécia

O Município de Torres Vedras participou na terceira missão do projeto “PARI: Caminhos para a Inovação Rural” que se realizou de 1 a 5 de setembro, nas cidades de Linköping e Söderköping (região de Östergötland), na Suécia.

O projeto “PARI” é desenvolvido no âmbito do programa SMP - COSME da Comissão Europeia, tendo como objetivo estabelecer clusters de inovação social e ecológica, para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais.

O Município participou no programa de atividades dos dias 4 e 5 de setembro desta terceira missão. No dia 4 de setembro, em Söderköping, teve a oportunidade de conhecer o apoio a projetos de cooperativismo e inovação social; o festival de empreendedorismo rural e criação de micro-clusters; empresas que trabalham a reutilização e inovação no setor têxtil; e ainda a realidade do Município de Söderköping, relativamente à confeção de refeições escolares com produtos locais. Já no dia 5 de setembro, em Linköping, esteve presente na apresentação do projeto “PARI” como peça estratégica do desenvolvimento regional, tendo ainda, de entre outras atividades que fizeram parte do programa deste dia, visitado um restaurante-escola com enfoque em produtos locais, circulares e inclusivos.

Esta terceira missão foi organizada pela Region Ostergotland (SE) e a Coompanion Ostergotland Ekonomisk Forening (SE) e teve como objetivos: conhecer as práticas das duas cidades suecas e explorar o desenvolvimento local sustentável através de clusters de inovação social e ecológica, tendo como principal foco modelos colaborativos de financiamento e economia circular; observação de clusters locais em setores como o Têxtil, e nas áreas da Alimentação Sustentável, Empreendedorismo Rural e Contratação Pública Sustentável; e ainda reflexão sobre governança institucional e identidade territorial no desenvolvimento rural.

Recorde-se que o "PARI" assenta num consórcio liderado pela REVES - Reseau Europeen des Villes et Regions de L'Economie Sociale (BE), sendo entidades parceiras, para além do Município de Torres Vedras, a Diesis Network (BE), a Comunidad Foral de Navarra - Gobierno de Navares (ES), a Region Ostergotland (SE), a Asociacion Empresas de Economia Social de Navares (ES) e a Coompanion Ostergotland Ekonomisk Forening (SE).

Última atualização: 23.10.2025 - 16:28 horas
voltar ao topo ↑