Município associou-se de novo a iniciativa europeia na área da mobilidade sustentável

29.09.2023

Imagem de atividade realizada no troço da Rua Ana Maria Bastos vedado ao trânsito no Dia Europeu Sem Carros

Com o tema central “Eficiência Energética”, realizou-se em 2023 mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade, a qual decorreu, como habitualmente, entre os dias 16 e 22 de setembro.

As atividades desta iniciativa tiveram o seu ponto alto, mais uma vez, no Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), dia em que a Câmara Municipal procedeu ao corte de um troço da Rua Ana Maria Bastos, em Torres Vedras (situado entre a Rua Venerando de Matos e a Rua Doutor José de Bastos), das 9h00 às 17h00, com o intuito de se testar o funcionamento de uma “rua escolar”. De referir que as “ruas escolares" são ruas pedonais situadas junto a jardins de infância e escolas primárias que permitem uma circulação mais segura para as crianças, ao mesmo tempo que contribuem para reduzir poluição atmosférica e sonora e para promover a atividade física.

Partindo desse conceito, a Câmara Municipal proporcionou, durante o dia 22 de setembro, no referido troço, situado na zona da Conquinha, um conjunto de atividades a alunos do 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente atividades que envolveram o uso da bicicleta, outras atividades físicas, uma atividade na área das Artes (que associou artes plásticas, dança e teatro), uma atividade de brincadeira livre e uma atividade assente no conceito de mindfulness (atenção plena) e expressões (corporal e dramática).

Igualmente no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, realizou-se a 1.ª Reunião do Conselho Municipal de Ação Climática, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Município e a empresa Bolt para a realização de um Projeto Piloto de estudo de micromobilidade em Trotinetas Elétricas na Cidade de Torres Vedras e, decorrente de uma parceria estabelecida entre o Município e a empresa Barraqueiro, foi proporcionada a deslocação nos TUT - Transportes Urbanos de Torres Vedras de forma gratuita.

.

Ainda no que concerne à associação do Município à Semana Europeia da Mobilidade, refira-se que se realizaram medições de ruído, nos dias 21 e 22 de setembro, no mencionado troço da Rua Ana Maria Bastos, e foi dinamizada, nos dias 19 e 20 de setembro, igualmente em Torres Vedras, pela empresa municipal Promotorres, em parceria com a PSP (Polícia de Segurança Pública), a atividade “Mini Agentes de Fiscalização”. No âmbito dessa atividade, em que inclusivamente marcou presença o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, alunos do 1.º ciclo do ensino básico educaram e sensibilizaram os cidadãos para a importância de estacionar de forma responsável.

Recorde-se que a Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, no decorrer da qual os cidadãos europeus têm a oportunidade de participar em atividades dedicadas à mobilidade sustentável, e que tem como objetivo promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes.

Última atualização: 02.10.2023 - 11:27 horas