Município associou-se de novo a iniciativa de sensibilização para a mobilidade sustentável

26.09.2022

Imagem relativa à gincana de jogos baseada na temática da segurança rodoviária

A dos Cunhados foi a localidade do Concelho na qual o Município centralizou este ano as suas atividades relativas à Semana Europeia da Mobilidade, um evento que se realiza, recorde-se, todos os anos, entre os dias 16 e 22 de setembro.

Durante este recente período o trânsito automóvel esteve interdito numa artéria daquela vila (na Rua Guerra Peninsular, entre o Largo do Mercado e a Rua Manuel dos Santos Jorge), tendo, no Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), também em A dos Cunhados, sido igualmente encerrado ao trânsito o Largo do Mercado (bem como outras vias de acesso ao mesmo para além da já citada). Nesse dia e neste largo foram proporcionadas atividades educativas e lúdicas a cerca de 100 crianças (do Jardim de Infância de A dos Cunhados e dos 1.º e 2.º anos de escolaridade da escola básica desta localidade), sendo de salientar dessas atividades a dinamizada pelo Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, a qual consistiu numa gincana de jogos baseada na temática da segurança rodoviária em que foi possível, simultaneamente, desenvolver aptidões ao nível da utilização da bicicleta. Na mesma ocasião foi proporcionada a atividade “O Rei manda… Brincar”, por meio da qual as crianças participantes tiveram oportunidade de brincar num espaço público descoberto, explorando objetos e materiais de forma livre e espontânea.

Outra atividade dinamizada pelo Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade foi um passeio pelas ciclovias de Torres Vedras, que aconteceu na manhã do dia 18 de setembro, com a participação de cerca de 60 pessoas. Tendo se iniciado e terminado junto a esse equipamento museológico municipal, este passeio desenrolou-se num percurso de 8,5 km, com passagens junto a locais como o Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, o Monumento a Joaquim Agostinho, o Parque Verde da Várzea ou o Parque do Choupal.

Ainda no âmbito da associação do Município à Semana Europeia da Mobilidade está a ser promovido, mais uma vez, o concurso “Pensar a minha Rua”. De relembrar que com este concurso, que tem em 2022 a sua 16.ª edição, os munícipes torrienses são desafiados a apresentar soluções para a melhoria da rua onde habitam (como por exemplo: pedonalização, eliminação de barreiras arquitetónicas, etc). As propostas podem ser apresentadas até 30 de setembro pelo e-mail mobilidade@cm-tvedras.pt ou diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal. O regulamento do XVI concurso "Pensar a minha Rua" pode ser consultado aqui.

“Combina e Move-te!” foi este ano o lema da Semana Europeia da Mobilidade, evento que tem como objetivo promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes, proporcionando, em simultâneo, aos cidadãos, a oportunidade de participar em atividades dedicadas à mobilidade sustentável. Com este evento pretende-se também desenvolver o conceito de uma «cidade de 15 minutos», ou seja, contribuir para garantir aos habitantes, que, a partir de sua casa, tenham uma resposta às suas necessidades com uma curta caminhada ou um passeio de bicicleta.

Última atualização: 26.10.2022 - 11:00 horas