Município apresentou plano de plantação de árvores para a Cidade
16.03.2026
As intempéries que atingiram o concelho de Torres Vedras no início deste ano causaram danos em centenas de árvores, que necessitaram de intervenção por parte dos serviços municipais. As intervenções realizadas e a estratégia de ação a implementar foram apresentadas numa conferência de imprensa realizada no dia 11 de março, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Estiveram presentes na conferência o vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Diogo Guia; o comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Hugo Jorge; e representantes dos serviços municipais com maior envolvimento na resposta às ocorrências: o Serviço Municipal de Proteção Civil (André Miranda); o Gabinete Técnico Florestal (Filipa Araújo e Renato Ferreira); a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade (Margarida Frade); a Unidade de Espaços Verdes (Ana Aguiar); e a Unidade de Habitação e Regeneração Urbana (André Baptista).
No âmbito das depressões Kristin, Nils, Leonardo, Marta e Oriana, foram intervencionadas 1.809 árvores, das quais 600 foram cortadas ou removidas devido a queda ou tombamento irreversível, 1.092 foram abatidas por apresentarem um risco elevado de queda e 116 foram podadas.
Na sequência destes acontecimentos, continuam a ser desenvolvidas diversas ações, tais como a recuperação de canteiros e jardins, a plantação de árvores em caldeiras vazias e a realização de intervenções em árvores afetadas, com vista a promover o seu equilíbrio e vitalidade. Estas intervenções preveem ainda o abate de árvores que apresentam riscos ou interferem com infraestruturas, nomeadamente duas árvores no Parque do Choupal, cinco árvores na Rua 1.º de Dezembro, três árvores na Praceta Calouste Gulbenkian (que será alvo de uma requalificação urbanística) e uma árvore no Jardim da Graça.
Está também em curso a execução do plano de plantação de árvores para a Cidade, previsto para a época de 2025/2026, que inclui a plantação de 108 árvores. Este plano assenta em três premissas: o reforço da arborização, a compensação de perdas e a continuidade do património arbóreo.
As intervenções de arborização serão acompanhadas por um conjunto de intervenções urbanísticas que, para além de tornarem a cidade mais verde, visam melhorar a mobilidade e a acessibilidade no espaço público. No Parque do Choupal, a via de circulação será alargada para permitir mais uma faixa de rodagem. Na Avenida General Humberto Delgado, junto à Loja do Cidadão, será construído um silo de estacionamento com uma zona de lazer e espetáculos, dotada de uma cobertura verde e de um jardim. Na Avenida 5 de Outubro, será promovida a pedonalização através da supressão do separador central, do alargamento dos passeios e da aplicação de princípios de acessibilidade.
Estão também previstas melhorias noutros arruamentos da Cidade, nomeadamente ao nível da qualidade do espaço público, da arborização, do estacionamento e da circulação pedonal. Estas intervenções incluem a criação de mecanismos permanentes de auscultação e envolvimento dos cidadãos.
De referir que, de novembro de 2025 até ao momento, a Câmara Municipal arborizou cerca de 7 hectares, num total de 4.370 árvores plantadas. Para março, está prevista a plantação de mais 1.920 árvores.
Assista ao resumo da conferência de imprensa aqui.


