Monumento de homenagem a João Clímaco Pinto

11.08.2022

O monumento de homenagem a João Augusto Clímaco Pinto está localizado na praia de Santa Cruz-Centro.

Segundo se pode ler no jornal Badaladas, este monumento “foi mandado executar pela Câmara Municipal de Torres Vedras, dando seguimento à aprovação de uma proposta apresentada à Assembleia Municipal em 1979, pelo deputado municipal, Joaquim José Vidal Severino. Homenagem justa a um vereador que incansavelmente, trabalhou em prol do seu concelho a quem deu o melhor do seu esforço e saber”.

Segundo a referida proposta, aprovada na Assembleia Municipal de 26 de janeiro de 1979, a localização do monumento relaciona-se com o impulso que aquele vereador deu aos trabalhos de requalificação urbana da zona da praia de Santa Cruz-Centro. Refira-se ainda que João Augusto Clímaco Pinto exerceu funções de vereador entre as décadas de 40 e 70, tendo sido responsável pelo pelouro dos serviços de Obras, pela presidência da Comissão Municipal de Turismo, e pela presidência do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

Aquando da inauguração do monumento, o então presidente da Câmara Municipal, José Augusto Carvalho, também segundo o jornal Badaladas, “elogiou o homenageado, afirmando que Santa Cruz e o concelho muito ficaram a dever ao trabalho dedicado, porfiado e desinteressado do vereador João Pinto, que é exemplo para as gerações futuras”.

• Autoria: João Biencard Cruz
  • Data de inauguração: 11 de agosto de 1985