Milhares de crianças viveram e celebraram o Brincar em iniciativas municipais

09.06.2023

Imagem da atividade

O Município continua a desenvolver a sua inovadora filosofia educativa para a infância, assente na promoção da brincadeira livre, sem objetos e equipamentos lúdicos convencionais, realizada sobretudo em espaços exteriores e públicos.

Nesse âmbito proporcionou no Dia Mundial da Criança (1 de junho), ao final da tarde, a atividade “O Rei manda brincar… no Parque Verde da Várzea”, em que participaram centenas de crianças acompanhadas por familiares, as quais puderam brincar de forma não estruturada, em contacto com a natureza, e utilizando objetos soltos que lhes eram sugeridos no espaço da atividade pela equipa de brincadores do Município. “O Rei manda brincar… no Parque Verde da Várzea” fora, de resto, proporcionada anteriormente, no dia 27 de maio, num período mais alargado, também com a participação de centenas de “miúdos” e “graúdos”, mas neste caso envolvendo um vasto conjunto de entidades: Agrupamento de Escolas de São Gonçalo; Centro Social e Paroquial da Silveira; Centro Social Paroquial de Campelos; Creche do Povo; Creche S. José; Centro Infantil Sagrada Família do Varatojo; Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras; Escola Internacional de Torres Vedras; Creche e Jardim de Infância de São Vicente; Jardim Escola João de Deus; Colégio Mundo da Criança; Guarda Nacional Republicana; e Polícia de Segurança Pública.

O mesmo conceito de Brincar da atividade anteriormente referida fora aplicado na Semana do Brincar (22 a 26 de maio), no decorrer da qual cerca de 5.600 crianças do 1.º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar do Concelho tiveram oportunidade de desfrutar de um dia de brincadeira livre em espaços públicos (como parques verdes e largos), situados no território das suas freguesias.

De referir que recentemente o Município esteve envolvido em outras atividades relacionadas com o Brincar, sendo a esse propósito de mencionar: a participação, no dia 3 de junho, numa atividade realizada nos Jardins do Palácio de Belém, alusiva ao Dia Mundial da Criança e ao Dia Mundial do Brincar, a convite do IAC (Instituto de Apoio à Criança); a organização de uma sessão do projeto “Conversas com Pais” subordinada ao tema “Libertem as Crianças”, que se realizou no dia 2 de junho, no Centro Educativo da Ventosa, orientada por Carlos Neto; a colaboração na realização de um ciclo de web-conferências denominado “Brincar e Atividade Física”, promovido pela APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância), no dia 30 de maio, no Edifício dos Paços do Concelho, destinado a docentes de creche e jardim de infância do Concelho; a colaboração na formação “O espaço exterior no pré-escolar - aprendizagem e desenvolvimento de competências”, proporcionada a educadores de infância pelo Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, entre os dias 11 e 27 de maio, com que se pretendeu introduzir a metodologia "Moving and Learning Outside"; a organização, na tarde do dia 4 de maio, de duas formações denominadas “O Rei manda… Brincar” - uma nas instalações do CAERO (Centro de Apoio ao Empresário), orientada por Carlos Neto, e outra no Parque Verde da Várzea, orientada pela equipa de brincadores do Município -, destinadas a docentes e não docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico de escolas do Concelho; e a participação na iniciativa "O Rei manda... Brincar na Cidade Educadora", mediante a qual se realizaram durante o mês de maio atividades de intercâmbio, entre as equipas de brincadores dos municípios de Torres Vedras e Cascais.

Última atualização: 13.06.2023 - 10:57 horas