"Mexa-se para a Vida" distinguido pelo programa "Município Amigo do Desporto"

16.12.2020

Fotografia de sessão de apoio à atividade física

O programa “Mexa-se para a Vida - Desporto Sénior” da Câmara Municipal de Torres Vedras foi distinguido com o prémio “Intervenção COVID-19 no Desporto 2020”, atribuído pelo programa “Município Amigo do Desporto”. O galardão reconheceu a capacidade de adaptação deste programa de atividade física às restrições impostas pela pandemia, continuando a promover estilos de vida ativos e saudáveis junto da população acima dos 55 anos.

Na edição de 2020/2021, as sessões de atividade física em grupo foram substituídas por Sessões de Aconselhamento para a Atividade Física e pela publicação de videoaulas de exercícios físico nas redes sociais da autarquia.

Nas Sessões de Aconselhamento para a Atividade Física, os técnicos, que orientavam as sessões de exercício físico presenciais, aconselham, capacitam e acompanham os utentes para a prática de atividade física em autonomia e segurança, através da discussão e construção de um plano individual, com recurso a processos de avaliação simplificados e a técnicas de motivação comportamental. A cada utente é entregue uma ficha de registo de atividade física, onde além dos seus dados antropométricos e objetivos definidos, é possível registar a atividade física planeada e a decorrente da sua rotina, como por exemplo a contabilização do número de passos diários com o auxílio de um pedómetro cedido pelo programa. Nestas sessões, que decorrem em 55 locais do Concelho, são ainda abordados diversos conteúdos relacionados com a educação para a saúde como por exemplo alimentação, saúde mental, ansiedade e stress.

Adicionalmente, é publicada semanalmente uma videoaula de exercício físico nas redes sociais da autarquia, dirigida a toda a população com mais de 55 anos. Desta forma, promove-se a literacia digital dos utentes e permite-se que, mesmo em casa, seja possível realizar exercício físico orientado.

O programa “Município Amigo do Desporto”, promovido pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto - APOGESD e pela Cidade Social, reconhece as boas práticas na gestão e desenvolvimento desportivo a nível municipal.

Última atualização: 16.12.2020 - 19:19 horas