Made in Torres Vedras de outubro celebrou os vinhos de Torres Vedras
21.10.2024
No dia 19 de outubro realizou-se mais um evento do ciclo Made in Torres Vedras, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho em Torres Vedras (IVV). Esta edição, dedicada ao tema “Vinhos de Torres Vedras”, contou com um programa diversificado, dinamizado, como o nome indica, por torrienses e entidades locais.
O dia começou com a “Caminhada nas vinhas, com prova de vinhos”, um percurso de 10km que incluiu uma paragem na Ordasqueira, para a prova de vinhos tintos e brancos das Caves Barbosa, apresentados pelo seu proprietário e responsável, Luís Aniceto. O percurso terminou no IVV. Nesse local, às 15h00, teve início a oficina de reparação de móveis “Matar o bicho”, por Cecília Smith, em que os participantes puderam dar uma nova vida a peças antigas de mobiliário e que se encontravam em mau estado.
À mesma hora teve início também a dinamização da atividade “Jogos tradicionais”, pelo Académico de Torres Vedras, e um mercado de cerâmica, onde vários ceramistas locais expuseram os seus produtos para venda: Sandra Casaca (Casa dos Malteses); Karolien Coolen (Karo Ceramics); Sofia Bernardo (Ceramicalama); Patrícia Baptista (Patrícia Ballu Baptista). Presentes estiveram também a Lojinha Pateo Amarelo e a Casa do Trono, com produtos de cerâmica e loiça.
No local esteve patente também a exposição “Urban Sketchers – a vinha e o vinho”, com desenhos de vários artistas. Alguns dos trabalhos apresentados, que retratam cenários da produção vitivinícola do Concelho, foram feitos no âmbito do projeto “(A)riscar o património” e outros do workshop de iniciação ao desenho de rua que decorreu a edição passada do Made in Torres Vedras.
A conversa “Vinho de Torres Vedras para curiosos” teve início às 16h00 e teve como oradores convidados António Ventura, enólogo consultor da Adega de S. Mamede e personalidade do vinho 2022; Paula Fernandes, enóloga da Quinta da Boa Esperança; e César Gomes, enólogo na Quinta da Carrasqueira. A conversa foi moderada por Cheyenne Domingues e focou as características dos vinhos da região, as suas particularidades e como os torrienses podem ser, também eles, embaixadores do vinho de Torres Vedras.
Às 17h00 a joalheira Marta Maçarico dinamizou a atividade “Oficina 100 castas: um anel para qualquer garrafa, para qualquer vinho, para qualquer casta”. As bancas de street food couberam à Charcutaria O Canário e à Casa Torta.
A tarde terminou com uma prova de vinhos de monocastas autóctones, que contou com a presença da Quinta da Folgorosa, AdegaMãe, Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, Quinta da Boa Esperança e Casal da Carrasqueira. A acompanhar a prova, e para encerrar o evento, Daniela Mendes e André Marques da Silva apresentaram o seu espetáculo “Fado Enredo”.
O próximo Made in Torres Vedras acontecerá a 23 de novembro. Este ciclo de eventos, que acontece uma vez por mês no IVV, tem como objetivo valorizar e promover os ativos locais, como pessoas, serviços e entidades.