Linha de Apoio Psicossocial

16.04.2020

Desde o início da pandemia provocada pela doença Covid-19 que o Município tem desenvolvido um intenso trabalho para fazer face à mesma no Concelho. A Linha de Apoio Psicossocial foi uma das respostas criadas no âmbito desse trabalho.

Trata-se de uma linha telefónica que se destina a apoiar cidadãos especialmente vulneráveis, designadamente, em situações de isolamento, doença mental, carência ou outro tipo de necessidades. Atua em parceria com as juntas de freguesia e demais entidades da rede local, nas seguintes áreas: apoio psicológico; ajuda porta a porta - distribuição de bens de primeira necessidade (ex.: alimentação); prestação de informações; resolução/encaminhamento de problemas sociais (carência alimentar, acesso a medicação, situações habitacionais ...); e reparações urgentes.

Ficam aqui os depoimentos das técnicas municipais que garantem o funcionamento da Linha de Apoio Psicossocial.

“Volvidas cinco semanas de trabalho nesta linha de apoio e mais de 500 chamadas recebidas, representa para o meu trabalho técnico um enorme desafio! O recurso às vias telefónica e digital e a colaboração diária de quem se voluntaria para andar no terreno tem permitido encontrar respostas inovadoras para cada caso e para cada munícipe que nos procura.”

Inês Vaz

“Vivemos momentos difíceis, que exigem adaptações constantes, sentidas no trabalho realizado diariamente na linha. Estamos fisicamente mais longe, mas genuinamente mais perto, nesta busca de respostas que permitam garantir o equilíbrio físico e emocional de quem nos procura!”

Raquel Sarreira

“Trabalhar na Linha de Apoio Psicossocial tem representado para mim, simultaneamente, um grande desafio e enorme privilégio. Desafio porque exige de nós a procura constante de novas soluções e de novas abordagens e privilégio porque nos permite continuar a servir e a apoiar os nossos munícipes mesmo à distância.”

Rute Silva

“Trabalhar na Linha de Apoio Psicossocial significa um esforço conjunto de melhorarmos a vida de cada um/a e, ao mesmo tempo, a vida de todos/as nós. A proximidade, apesar da distância, permite uma maior confiança/esperança no futuro.”

Sandra Colaço

Última atualização: 16.04.2020 - 17:36 horas