Torres Vedras

“Liberdade de expressão” serviu de tema ao Made in Torres Vedras

12.05.2025

No dia 10 de maio realizou-se mais um Made in Torres Vedras nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras (IVV), desta vez dedicado ao tema “Liberdade de expressão”.

O programa contou com a atividade “Arte Viva”, que consistiu na pintura de um mural, aberta ao público, dinamizada pelo artista Dário Messias. Durante a tarde realizaram-se um workshop de danças africanas, pelo grupo Afro moove (Gondutigui - Grupo de música Afro-Mandinga e Caró Fernandes), e um torneio de Magic: the Gathering, dinamizado pelo Académico de Torres Vedras.

Os mais novos participaram nas aulas de inglês “Speak! Move! Feel! Express Yourself in English”, com a International House Torres Vedras. Aqui, aprenderam a exprimir sentimentos e preferências através de música, jogos e histórias.

Em permanência no espaço esteve a exposição "Seres Capazes", por Maria Capaz, que focou o tema mulheres e a batalha pela tomada de novos espaços de e em liberdade. Às visitantes mulheres foi pedido que participassem da exposição, deixando o seu testemunho sobre o que são capazes de fazer em liberdade. Em permanência esteve também street food e um mercado de rua, com artistas e comércio de Torres Vedras.

Como é habitual, o Made in Torres Vedras contou também com uma conversa aberta ao público, sobre liberdade de expressão, mediada por Inês Ferreira. Os convidados participantes foram Luís Ferreira, professor de desenho em Torres Vedras, e Helder Silva, proprietário da empresa Impacto Visual, responsável pela conceção e produção de vários carros do Carnaval de Torres Vedras ao longo dos anos.

César Gomes, do Casal da Carrasqueira, dinamizou uma prova comentada de castas autóctones, em que apresentou a casta Vital.

A Performact encerrou a programação com um espetáculo de dança contemporânea que contou com a coreografia de Chloé Beillevair e que foi desenvolvido em colaboração com os alunos do Curso de Intérprete e Coreógrafo de Dança Contemporânea. A peça apresentada pretendeu estabelecer uma conexão entre o Instituto da Vinha e do Vinho e a dança contemporânea, criando uma metáfora visual e sensorial que interliga o espaço, a vinha e a performance.

O Made in Torres Vedras realiza-se aos segundos sábados de cada mês no IVV. A próxima edição realiza-se a 14 de junho e já tem o programa disponível online no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 12.05.2025 - 13:23 horas
voltar ao topo ↑