Just a Change tem estado a reabilitar mais três habitações no Concelho

28.09.2023

Imagem de trabalhos realizados em Santa Cruz

Três habitações degradadas onde viviam munícipes em situação de vulnerabilidade socioeconómica têm estado a ser reabilitadas pela Just a Change, no âmbito de uma parceria estabelecida entre esta associação e o Município.

Essas intervenções foram realizadas entre os dias 10 e 27 deste mês em Santa Cruz, na Ponte do Rol e nos Casais do Seixo (em territórios, respetivamente, da Freguesia da Silveira, da Freguesia da Ponte do Rol e da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo), tendo contado com o contributo de 27 voluntários da referida associação (a maior parte estudantes universitários), os quais foram coordenados por técnicos especializados, e realizaram também um trabalho de acompanhamento social junto dos beneficiários.

Estes são indivíduos/famílias que têm incapacidade em adquirir ou recuperar, com recursos próprios ou recorrendo a financiamento bancário ou de terceiros, uma habitação a preços e condições normais de mercado ou candidatar-se de forma viável a programas habitacionais da responsabilidade das autarquias locais ou da administração central do Estado.

Refira-se que, no âmbito das intervenções que a Just a Change realiza no Concelho, o Município é responsável por apoio técnico e logístico, pelo alojamento, transporte e refeições da equipa de voluntários e pela disponibilização de apoio financeiro (o qual ascendeu este ano a um valor de 30 mil euros). Essas obras contam também com o apoio das juntas de freguesia dos locais onde decorrem, de empresas e de organizações da sociedade civil.

Recorde-se que em anos anteriores a associação Just a Change já tinha realizado intervenções de reabilitação em habitações situadas no Concelho com a parceria da Câmara Municipal: em 2019, na Escravilheira (localidade situada no território da Freguesia de São Pedro da Cadeira), no Furadouro (localidade situada no território da União das Freguesias de Dois Portos e Runa) e no Sobreiro Curvo (localidade situada no território da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira); em 2021, na Charneca (localidade situada no território da Freguesia da Silveira) e nos Chãos (localidade situada no território da Freguesia da Freiria); e em 2021, nos Casais do Rijo (localidade situada no território da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça).

De referir ainda que no passado dia 12 uma comitiva constituída por vereadores e técnicos de diversas câmaras municipais da região Oeste realizou uma visita às obras que estavam a ser levadas a cabo pela Just a Change em Santa Cruz e na Ponte do Rol.

Última atualização: 03.10.2023 - 11:06 horas