Instalados painéis fotovoltaicos na Escola Básica de Ramalhal

10.11.2023

Painéis fotovoltaicos EB Ramalhal

No seguimento da estratégia do Município de Torres Vedras no combate às alterações climáticas, entrou em funcionamento a mais recente instalação municipal para produção própria de energia elétrica de origem renovável, através da fonte solar, na cobertura da Escola Básica de Ramalhal.

A central fotovoltaica produz energia elétrica para consumo no próprio estabelecimento de ensino e, sempre que a energia elétrica produzida seja superior à consumida na escola, a diferença será injetada na rede elétrica de distribuição. A central é constituída por 84 painéis fotovoltaicos e tem uma potência total nominal de 30 kW, prevendo-se uma produção anual de energia elétrica na ordem de 45.000 kWh.

De referir que já foram instalados painéis fotovoltaicos nas coberturas de 21 edifícios municipais (escolas e edifícios de serviços), perfazendo uma potência nominal total instalada de 243 kW e um investimento total por parte do Município de aproximadamente 450.000 €. O retorno financeiro até à data ronda os 201.000 €, valor obtido através das receitas acumuladas da venda da energia elétrica e de custos evitados na compra de energia elétrica.

Publicado: 10.11.2023 - 15:57 horas