Inquérito à população de Torres Vedras sobre o perfil de saúde e os serviços de saúde

13.05.2021

Imagem com o texto “Perfil de Saúde, Determinantes e Utilização dos Serviços de Saúde da população de Torres Vedras: contributos para o Planeamento e Intervenção em Saúde por parte dos atores municipais

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, encontra-se a desenvolver o estudo “Perfil de Saúde, Determinantes e Utilização dos Serviços de Saúde da população de Torres Vedras: contributos para o Planeamento e Intervenção em Saúde por parte dos atores municipais”.

No âmbito deste estudo, está a ser realizado um inquérito dirigido a toda a população residente no concelho de Torres Vedras. A fase de inquérito decorre até 7 de junho e o questionário está disponível aqui.

A participação da população, que é voluntária, anónima e confidencial, é essencial para que se adquira um conhecimento atual e aprofundado sobre as suas experiências e perceções, associadas à saúde e qualidade de vida no concelho de Torres Vedras.

Os resultados do estudo serão publicados e utilizados para melhorar as políticas sociais e de saúde e os serviços das instituições que operam no Concelho.

O inquérito pretende conhecer quais as necessidades de saúde, as condições socioeconómicas, culturais e ambientais dos munícipes (condições de vida e de trabalho, educação, habitação, desemprego, saneamento), avaliar a utilização de equipamentos e estruturas promotoras de estilos de vida saudáveis (jardins, parques, equipamentos desportivos), caracterizar as entidades, instituições e serviços de Saúde e definir qual o perfil de utilização e resposta dos referidos serviços.

O estudo tem como objetivos: caracterizar e avaliar o perfil, as necessidades e os determinantes de saúde e bem-estar da população e da comunidade municipal; apoiar a definição de políticas, programas e projetos na área da saúde, a nível local e municipal; contribuir para a execução de instrumentos de planeamento e intervenção em saúde por parte do município e dos atores comunitários; ajustar as respostas às necessidades de saúde ao nível local; melhorar a integração de cuidados de saúde e dinamizar a criação de planos, programas e projetos ao nível comunitário, municipal e em articulação com o plano nacional tendo em vista a redução das desigualdades.

Última atualização: 28.05.2021 - 11:34 horas