Iniciativas do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal

23.06.2008

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural foi assinalado, em Maio, pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal.

Neste âmbito, esteve patente a Exposição documental “Dos 4 cantos do mundo”; levou-se a cabo a acção “Leituras em vários sotaques: muitos modos de ouvir e falar a língua portuguesa”, no decorrer da qual foram lidos em voz alta textos de autores portugueses e estrangeiros por alunos da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira, com os sotaques dos seus países de origem, acompanhados pela música dos violoncelistas búlgaros Gueorki Dimitrov (Nova Orquestra Sinfónica Portuguesa) e Guenoveva Dimitrova (Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de S. Carlos); realizou-se o Ateliê de Linguagem Gestual “Das palavras aos gestos”, concebido por Sónia Alexandra (estagiária da Escola de Serviços e Comércio do Oeste); Helena Barrinha dinamizou a acção de formação “As estórias dos outros: análise de narrativas africanas em língua portuguesa”; e exibiram-se os filmes “E.T. - O Extraterrestre” e “Chocolate”.

De realçar, também, do Programa de Animação do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal, os Encontros com a escritora Maria do Rosário Pedreira; e a sessão de lançamento do livro “Histórias e Poemas da Escola Padre Francisco Soares”, uma publicação orientada pela Prof.ª Odília Piteira que contou com a colaboração da Prof.ª Nazaré Matos e foi editada pela “Tecto-de-Nuvens”.
Publicado: 22.04.2013 - 18:17 horas