Holocausto foi recordado com a exibição de filme no Teatro-Cine

29.01.2024

Imagem de momento da intervenção da vereadora Ana Umbelino

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi de novo assinalado pela Câmara Municipal, este ano com a exibição, em duas sessões, do filme Uma turma difícil, no dia 26 de janeiro, no Teatro-Cine, à qual assistiram cerca de 400 alunos de escolas do Concelho.

De referir que a atividade, a qual se integrou na iniciativa “Café com Filmes Escolas”, que é dinamizada pelo Académico de Torres Vedras, contou com a parceria desta associação e com a da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Universidade de Lisboa.

Uma turma difícil é um filme francês de 2014, realizado por Marie-Castille Mention-Schaar, que faz pensar sobre os desafios da educação e a importância da escola, e cuja trama assenta num desafio que uma professora de História lança aos alunos da sua turma mais problemática de forma a aumentar o seu interesse pela disciplina que leciona: entrar no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje.

Na sessão de exibição desse filme no Teatro-Cine realizada no período da tarde esteve a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, e, na da manhã, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que, na ocasião, lembrou que recordar as vítimas do Holocausto é um imperativo numa sociedade que repousa em valores ético-morais. Também segundo Ana Umbelino, é objetivo da efeméride que estava a ser assinalada evitar que acontecimentos como o Holocausto se voltem a repetir e que a História possa no futuro ser escrita segundo princípios de respeito pela dignidade humana. Citando a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal aproveitou ainda a sua alocução para frisar que a indiferença perante uma situação desumana e de injustiça constitui-se como um ato indigno, exortando os presentes a não se mostrarem insensíveis face a esse tipo de situação que pode ocorrer no quotidiano e nos mais diversos contextos.

Refira-se que o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (que se assinala a 27 de janeiro) foi implementado pela Organização das Nações Unidas a 1 de novembro de 2005, tendo como propósito não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelo regime nazi e seus colaboradores durante a Segunda Guerra Mundial.

Última atualização: 31.01.2024 - 11:10 horas