Geoparque Oeste esteve presente em conferência europeia de geoparques da UNESCO
10.10.2024
O Município de Torres Vedras, cujo território integra o Geoparque Oeste, acompanhou a participação deste na 17.ª Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da UNESCO, que decorreu no Reykjanes Geoparque Mundial da UNESCO, na Islândia, entre os dias 2 e 4 de outubro.
Durante os três dias de evento, o Geoparque Oeste teve a oportunidade de apresentar cerca de 10 comunicações, relacionadas com boas práticas implementadas ao longo dos últimos anos no respetivo território, mas também o seu património natural e cultural único.
Na sessão de encerramento da conferência, o Geoparque Oeste recebeu o diploma relativo à sua integração na GGN - Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, o que é complementar à chancela da UNESCO atribuída formalmente ao mesmo em março do presente ano, e que reconhece a excelência e singularidade do património natural e cultural do território dos municípios que o integram.
O Geoparque Oeste esteve representado na 17.ª Conferência Europeia de Geoparques Mundiais da UNESCO pelos seus coordenadores executivo e científico e por um dos geólogos da sua equipa técnica. Enquanto membro da Direção da AGEO - Associação Geoparque Oeste, o Município de Torres Vedras esteve representado na conferência pela vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Dulcineia Ramos, que integrou uma comitiva de que fizeram também parte outros membros da Direção da Associação Geoparque Oeste, o presidente do Conselho Intermunicipal do Oeste, o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste e um membro do Conselho Executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além dos já referidos elementos do Geoparque Oeste.
Para Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Geoparque Oeste, "a participação nesta conferência permitiu divulgar as boas práticas de um território que pretende ser uma referência na rede europeia e mundial de geoparques, tendo também se constituído como um marco importante para esta estratégia de desenvolvimento regional que acabou por ver formalmente reconhecida a sua entrada na rede global de geoparques mundiais da UNESCO".
Recorde-se que o Geoparque Oeste é um território com 1.154km2 e 72km de costa, que abrange seis municípios e conta com uma população residente de cerca de 213.000 habitantes. A sua geodiversidade é maioritariamente do período jurássico, destacando-se da mesma os fósseis únicos de dinossauros, os seus ninhos e pegadas, mas também as plantas com flor do cretácico, entre outros elementos.