Fundos comunitários financiam remoção de amianto em escolas do Concelho

31.03.2021

Imagem de remoção de placas de fibrocimento com amianto na Escola Básica e Jardim de Infância da Conquinha

A Câmara Municipal viu recentemente aprovado um financiamento comunitário de 626.438 euros, destinado à remoção de coberturas em fibrocimento com amianto em nove estabelecimentos de ensino do Concelho e à instalação de placas em painel sandwich com isolamento e impermeabilização em oito desses espaços de ensino.

Esse financiamento é proporcionado por meio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no âmbito dos programas “Portugal 2020” e “Centro 2020”, cabendo à Câmara Municipal um investimento de 20.484,60 euros para a concretização da referida intervenção, a qual já está em curso e estará concluída até novembro. A mesma é levada a cabo na Escola Básica 2, 3 dos Campelos, na Escola Básica 2,3 do Maxial, na Escola Básica 2,3 Padre Vítor Melícias, na Escola Básica de Torres Vedras, na Escola Básica e Jardim de Infância da Conquinha, na Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo, na Escola Básica 2,3 da Freiria, na Escola Básica da Silveira e no Jardim de Infância da Abrunheira.

Recorde-se que a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas era uma medida prevista no Programa de Estabilização Económica e Social, com o objetivo de responder “definitivamente a uma preocupação de saúde pública, que foi gradualmente atendida mas que exige agora uma resposta mais contundente, plena e universal”.

Última atualização: 15.04.2021 - 15:19 horas