Torres Vedras

“Freguesias Sede de Concelho | Maceira” teve sessão de fecho com forte participação

23.02.2026

Imagem geral da sessão

Maceira foi recentemente “Freguesia Sede de Concelho”.

A sessão de fecho da iniciativa aconteceu na tarde deste sábado, dia 21 de fevereiro, nas instalações do Centro Social, Recreativo e Cultural da Maceira, com forte participação por parte da população.

A sessão, inicialmente prevista para o dia 31 de janeiro, foi adiada devido às tempestades que recentemente afetaram o Concelho. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Galvão, o executivo municipal teve de priorizar a resposta aos danos provocados pelas intempéries, não tendo por essa razão sido possível realizar a sessão na data prevista.

Na mesma, Sérgio Galvão apresentou o plano de compromissos do Município para com a freguesia da Maceira relativo aos próximos dois anos, para o qual contribuíram ações que decorreram durante o mês de janeiro nessa freguesia, em que foi auscultada a sua população. A esse propósito é de referir que a iniciativa “Freguesias Sede de Concelho | Maceira” incluiu, para além da sessão de fecho, a realização de: uma sessão participativa na sede da Junta da Freguesia da Maceira (em formato de diálogo direto e de partilha, em que o público efetuou 34 intervenções, bem como sugestões de melhoria, perante o executivo municipal); visitas de elementos do executivo municipal a entidades de domínios diversos (nomeadamente à Escola Básica da Maceira, à Associação de Pais da Escola Básica da Maceira, ao Centro Social Recreativo e Cultural da Maceira, à Igreja da Maceira e sua Comissão, aos núcleos da Maceira dos projetos municipais de Desporto Sénior e “Clube Sénior”, à Associação Alcabrirega, à Associação Colectiv Movement, ao Well Hotel, à empresa Águas do Vimeiro e ao restaurante Novo Porto); atendimentos, na sede da Junta da Freguesia da Maceira, com o presidente da Câmara Municipal e os vereadores da Câmara Municipal, Diogo Guia, Rita Sammer, Bárbara Amaro e Rui Estrela; e de duas reuniões da Câmara Municipal (uma delas pública) e de uma reunião do Conselho de Administração dos SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), também na sede da Junta da Freguesia da Maceira.

 




E o plano de compromissos delineado pela Câmara Municipal para a freguesia da Maceira para os próximos dois anos é o seguinte:

 

 

Janeiro – junho de 2026

 

Equipamentos Públicos

  • Cemitério - reabilitar os muros e paredes
  • Edifício da Junta da Freguesia - reparar infiltrações, substituir estores interiores
  • Pintura dos muros públicos

Ambiente/Proteção Civil

  • Melhoria na manutenção de margens do rio Alcabrichel e linhas de água
  • Melhoria na limpeza urbana

Resíduos

  • Relocalização dos resíduos em Porto Novo

Apoio a entidades

  • Apoio para as obras da Igreja

Mobilidade

  • Sensibilização junto da empresa Barraqueiro Oeste para a viabilização do transporte público entre Maceira e Santa Cruz
  • Aplicação de tout-venant na Rua da Ribeira, no acesso aos Casais Salgado, na ligação Casal do Porto-Cemitério e na Rua do Pomarinho
  • Reabertura da estrada entre Porto Novo e Maceira

 

Julho – dezembro de 2026

 

Proteção Civil/Mobilidade

  • Melhorar sinalização horizontal e vertical em:

    • Rua Rainha Santa Isabel
    • Rua de São Miguel
    • Rua Joaquim Belchior
    • Rua Joaquim Pedro Fernandes
    • Rua das Mós
    • Bairro Adelaide Pancada
    • Rua Rainha Santa Isabel
    • Rua Joaquim Pedro Fernandes
    • Rua Joaquim Belchior
    • Rua das Mós

  • Requalificação dos passeios entre a Igreja e a Escola Básica
  • Estudo de viabilidade para a construção de passeios em:

    • Rua Rainha Santa Isabel
    • Rua Joaquim Pedro Fernandes
    • Rua Joaquim Belchior
    • Rua das Mós
  • Reparação da ponte situada junto ao Hotel das Termas

Equipamentos Públicos

  • Requalificação da Escola Básica da Maceira
  • Colocação de equipamentos para exercício físico ao ar livre

Apoio a Entidades

  • Apoio para o Centro Social da Maceira

Ambiente

  • Estudo para a requalificação do molhe Sul da Praia de Porto Novo

Mobilidade/Prevenção de Cheias

  • Sobrelevação da estrada de Porto Novo

 

Janeiro – dezembro de 2027

 

Equipamentos Públicos

  • Reabilitação do armazém da Junta da Freguesia

Proteção Civil / Mobilidade

  • Requalificação da rotunda e área envolvente ao edifício da Junta da Freguesia
  • Execução de passeio na Rua do Sabugueiro

Desporto

  • Construção do pavilhão desportivo da Maceira

Saneamento

  • Início da execução do projeto de saneamento no Casal de Monte Bom e Rua da Bela Vista

 

Em estudo/acompanhamento

  • Pavilhão Polidesportivo – Proposta de solução a adotar
  • Requalificação do bombeamento de água da parte alta da Maceira
  • Encontrar alternativa para assegurar o abastecimento da água quando existem deficiências no abastecimento elétrico
  • Proposta para a requalificação e alcatroamento do largo das termas situadas em frente às piscinas


 

Alcatroamentos

  • Rua da Bela Vista (parcial) | 500m
  • Bairro da Portela | 60m
  • Rua do Pomarinho | 350m
  • Ruas da praia de Santa Rita | 700m
  • Rua Joaquim Belchior (entre a igreja e a escola) | 80m
  • Rua das Vargas | 600m

 




O início e o término da sessão de fecho da iniciativa “Freguesias Sede de Concelho | Maceira” contou com atuações do grupo musical Sol Acústico, tendo, após a sessão, os elementos do executivo municipal presentes estado disponíveis para dialogar com os cidadãos que participaram na mesma.

Maceira voltará a ser “Freguesia Sede de Concelho” dentro de dois anos.

A União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça será a próxima “Freguesia Sede de Concelho”, o que acontecerá já durante o mês de março.

Última atualização: 23.02.2026 - 21:07 horas
voltar ao topo ↑