Formação avançada em Gerontologia foi apresentada

24.01.2020

Uma formação avançada em “Gerontologia e cuidados centrados na pessoa idosa” vai ser proporcionada pela Câmara Municipal e o Campus Neurológico Sénior a partir do próximo mês de fevereiro.

A apresentação dessa iniciativa aconteceu no dia 22 de janeiro, no Edifício dos Paços do Concelho.

Na ocasião, o diretor do Campus Neurológico Sénior referiu que organizar uma formação como a que estava a ser apresentada constitui-se como uma “obrigação civilizacional”, já que no mundo ocidental a longevidade das pessoas é cada vez maior, chegando as mesmas a estados de demência cada vez mais avançados. Segundo também Joaquim Ferreira, uma formação em Gerontologia é tanto mais pertinente tendo em conta que é difícil prestar cuidados a idosos, principalmente se tiverem patologias psíquicas, sendo que os cuidadores dessas pessoas tendem igualmente a ficar doentes. Ainda na sua intervenção, este neurologista e professor universitário aproveitou para elogiar o trabalho das autarquias no apoio à pessoa idosa.

Presente na sessão de apresentação da referida formação esteve também a vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, que explicou que a mesma surge da identificação de uma necessidade resultante do diálogo com as instituições particulares de solidariedade social do Concelho. Ana Umbelino revelou também na sua intervenção que o programa da formação fora moldado a partir de contributos de profissionais dessas instituições, uma “atitude colaborativa” que deve ser replicada no desenho de outras formações para que estas respondam efetivamente às questões e desafios concretos do quotidiano. Relevou ainda a importância de se incentivar a aprendizagem ao longo da vida, e de se fundar a formação e capacitação dos profissionais na evidência científica, com um intuito humanizante, colocando verdadeiramente o conhecimento ao serviço da melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Seguidamente Maria Inês Sousa, do Campus Neurológico Sénior, procedeu à apresentação da formação, a qual é dirigida “a cuidadores formais, nomeadamente auxiliares de ação direta, integrados em instituições particulares de solidariedade social que intervêm e prestam serviços de apoio a pessoas idosas no concelho de Torres Vedras”, tendo a mesma como objetivo geral “dotar os cuidadores formais diretos com competências para promover e prestar cuidados diferenciados e de qualidade ao idoso”. Esta formação avançada em “Gerontologia e cuidados centrados na pessoa idosa” terá uma carga horária de 80 horas, iniciando-se a 14 de fevereiro e terminando a 5 de junho, sendo constituída por 12 módulos e incluindo ainda uma formação prática em contexto laboral.

As inscrições para esta formação avançada, que terá lugar no Campus Neurológico Sénior, devem ser efetuadas por intermédio das respetivas instituições até 5 de fevereiro, pelo n.º de telefone: 261 320 773; ou pelo e-mail: rutesilva@cm-tvedras.pt.

O Município comparticipa o valor das inscrições (em 200 euros a 20 participantes provenientes de instituições particulares de solidariedade social do Concelho).

Última atualização: 28.01.2020 - 12:32 horas