Foco de gripe aviária em exploração na freguesia de Ramalhal
19.11.2025
Foi detetado um foco de gripe aviária, do subtipo H5N1, numa exploração avícola de galinhas reprodutoras situada na freguesia de Ramalhal.
O risco de transposição do vírus para os humanos é baixo, mas pode acontecer quando há exposição continuada e associada à manipulação de elevado número de animais doentes ou dos resíduos produzidos pela sua acomodação.
A principal preocupação decorrente deste foco é a transmissão da doença entre as aves e a sua elevada mortalidade, sobretudo para as aves de capoeira. Por esse motivo, a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária determinou que as aves de capoeira e aves em cativeiro — incluindo detenções caseiras — deverão permanecer confinadas aos respetivos alojamentos, de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens.
Foi, ainda, estabelecida uma zona de proteção e uma zona de vigilância, com medidas direcionadas aos estabelecimentos aí localizados, publicadas em edital.
Se identificar a ocorrência de mortes súbitas em detenções caseiras de aves, contacte de imediato o Serviço Municipal de Proteção Civil (através do e-mail prociv@cm-tvedras.pt ou do número 261 320 764) ou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.


